
A Ferroviária enfrentará o Hercílio Luz-SC, neste sábado (29), às 17h, na Fonte Luminosa, pelo jogo de ida da segunda fase do Brasileirão Série D 2023, mas terá que escrever um novo capítulo para conseguir avançar às oitavas de final.
Na história da Locomotiva dentro da competição, a equipe tem retrospecto nada favorável e possui apenas uma vitória em seis confrontos contra equipes catarinenses. O único duelo que levou a melhor foi em 2019, contra o Joinville, na fase de grupos, quando venceu por 1 a 0. Já na partida pelo returno, derrota pelo mesmo placar, na Arena Joinville.
Antes, em 2018, também pela fase de grupos, a equipe grená enfrentou o Tubarão em duas oportunidades e foi derrotada duas vezes: 2 a 1, na Fonte, e por 1 a 0, no Domingos Gonzales, em Tubarão.
O último encontro contra uma equipe catarinense dentro da Série D aconteceu em 2020, no duelo pela segunda fase contra o Marcílio Dias. O primeiro jogo aconteceu em Itajaí e as equipes empataram por 0 a 0.
Por ter melhor campanha, a Locomotiva decidiu a vaga às oitavas na Fonte Luminosa. Na época da pandemia do coronavírus, o Marcílio Dias teve boa parte do elenco diagnosticada com covid-19 e, mesmo assim, conseguiu o feito histórico de eliminar a equipe araraquarense, vencendo, de virada, por 2 a 1. Daquele elenco, apenas o goleiro Saulo continua na equipe grená.
No momento atual, a situação se inverte. A Ferroviária terminou com a quarta melhor campanha dentro do Grupo A7, enquanto o Hercílio Luz terminou em primeiro dentro do Grupo A8, tendo a melhor campanha e podendo decidir em casa.
O jogo da volta entre as equipes acontecerá no sábado (5), às 15h, no estádio Aníbal Torres Costa, em Tubarão.