LULA EM ARARAQUARA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e comitiva visitaram Araraquara nesta sexta-feira (24) pela segunda vez em dois anos, trazendo mais presentes à cidade por causa do prefeito Edinho Silva (PT), seu amigo. Desta vez, veio assinar a ordem de serviço para o início da primeira fase das obras de Macrodrenagem da Via Expressa e na bagagem, o começo da Reurbanização da Orla Ferroviária. As obras são consideradas a maior intervenção urbana na história de Araraquara.
ESTRAGOS DAS CHUVAS
A primeira ajuda ao Município veio em 2023, quando as chuvas de 28 de dezembro de 2022, causaram estragos em nove pontos da cidade com a queda de pontes e barrancos. No terceiro dia de Governo, Lula mandou três ministros à cidade. No fatídico 8 de janeiro, veio ele próprio para fugir às manifestações em Brasília e aconteceu, o que ninguém esperava: a invasão e depredação dos prédios dos Três Poderes e daqui ele comandou a resistência e venceu!
DEVOLUÇÃO DA ÁREA DOS TRILHOS
No dia 2 de maio último, através do Marco Temporal das Ferrovias, Araraquara torna-se a 1ª cidade do país a ter a devolução de uma área ferroviária por Lula, cujos trilhos foram removidos com recursos federais e agora a cidade poderá reurbanizar o grande trecho que divide a cidade ao meio, criando o Parque dos Trilhos com áreas verdes, de lazer, convivência, casas, ciclovias etc. num investimento inicial de cerca de 143 milhões de reais da CEF.
REFORMA DAS TRÊS UPAS
Lula e comitiva visitaram antes a escola (EMEF) “Henrique Scabello”, no Hortênsias, onde doou um gabinete completo do programa “Mais Saúde Bucal nas Escolas”. Na solenidade, a ministra Nísia Trindade, da Saúde, anunciou ainda reforma das Três UPAS da cidade: Do Centro, do Vale Verde e da Vila Xavier no valor de R$ 6,9 milhões. Lula tem sido benevolente com a cidade por causa de seu amigo Edinho. Não critico, pois uma das definições do político moderno são as relações que ele cria para canalizar benefícios ou obras pelas quais mantém prioridade!
‘PRESIDENTE DOS SONHOS’
Edinho Silva foi o primeiro a falar, agradecendo e dizendo no final que “Lula é o presidente dos sonhos, dos sonhos de igualdade social e inclusão, dos sonhos de democracia que ele manteve logo ao assumir, dos sonhos da universidade e da escola pública! É um presidente que defende a unidade da nação, do país… É contra a intolerância, não quer ver o povo dividido na política e nas adversidades. Quer cada um ocupando o seu espaço com as mesmas oportunidades”.
LULA CONTA SUA HISTÓRIA
O presidente Lula começou seu discurso falando de sua ligação com Araraquara e com a região, falou de futebol: de nossos maiores jogadores: Bazani e Dudu. Falou das três eleições que perdeu e que queria desistir, mas depois deu a volta por cima e venceu para “devolver ao povo um pouco de dignidade! E disse, se no final do meu governo, o povo estiver tomando café, almoçando e jantando, já terei cumprido minha missão e fui fundo nas mudanças”!
‘MELHOR DO BRASIL’
No longo discurso, Lula disse que conversava com todos para melhorar o Brasil, até com os muitos ricos como o Luizinho Cutrale que está aqui e lhe disse: “quero que os filhos de seus funcionários tenham as mesmas oportunidades que seus filhos”. Falou que ele e José Alencar foram os primeiros analfabetos a governar o Brasil e elogiou Edinho Silva. “Este aqui é o melhor prefeito do Brasil. Ele não teme, vai à luta para obter o que deseja à sua cidade”!
HISTÓRICO EDNA…
A ex-vereadora Edna Martins, ex-mulher de Edinho Silva, prefeito, tem uma história na política de Araraquara. Se não me engano, começou a carreira, na primeira eleição do Edinho em 2000, se elegendo vereadora com 1.208 votos. Em 2004, foi a mais votada para vereadora, com 3.047 votos. Atuante, saiu candidata a deputada estadual pelo PT. Na época, o ex-prefeito Roberto Massafera levou a melhor e se elegeu. Ela teve 16.218 votos na cidade e perdeu!
PARA PREFEITA
Em 2008, a candidata derrotada a deputada estadual, saiu candidata a prefeita pelo PT – contra Marcelo Barbieri (PMDB) que se elegeu, e mais Waldemar De Santi, Pedro Tedde, entre outros – e perdeu. Barbieri teve 50.813 votos. Edna, em segundo lugar, superando De Santi, obteve 32.447 sufrágios. Em 2010, fica na sua sem se lançar a nenhum cargo, mas em 2012 se candidata de novo a vereadora e obtém 2.505 votos se elegendo como a terceira colocada!
PERDE PARA VEREADORA
Acho que em 2010, tucanos procuraram o marido da Edna, Professor Reis, para convencê-la a ir ao PSDB que possuía protagonismo no país e, especialmente em São Paulo, não quis. Em 2015, fazia seis anos no Partido Verde (PV) e casada com o presidente do PV, Fernando Galo, muda ao PSDB a convite do Deputado Roberto Massafera que via nela futuro político e dinamismo! Candidata a vereadora em 2020, perdeu feio, decepcionando todos. Obteve apenas 959 votos!
NEM DEPUTADA, NEM PREFEITA
Edna Martins, escalou degraus no PSDB estadual explorando política para mulheres e assumiu um cargo Estadual de Políticas para Mulheres no governo Rodrigo Garcia. O PSDB de Araraquara esperava que fosse candidata a deputada estadual em 2022… Se acovardou e não saiu. O partido então esperava a candidatura a prefeita em 2024 e chegou a lançar seu nome à Prefeitura de Araraquara, com grande discussão e esperança, mas ela declinou de novo!
DECEPÇÃO DA MILITÂNCIA
Assumiu o PSDB Mulheres do partido em São Paulo e, antes, sem que a agremiação local soubesse, fechou acordo para apoiar o PT… Tanto que Edinho Silva retirou seu nome de uma pesquisa da Factual, reclamada pela nossa Seção. Nem Roberto Massafera sabia! O acordo estava feito! Num encontro do partido no último sábado (18/05), Marcelo Barbieri, convidado, falou do acordo que ela escondia e foi uma decepção geral para a militância empolgada!
DUAS SECRETARIAS
Cobrada antes para falar aos militantes do acordo, se negou, porque retiraria dela o poder de negociação! Depois foi reclamar que Barbieri foi deselegante etc. Como, se ele não sabia que a militância tucana empolgada, também não sabia de acordo? Por ele, negocia com Edinho duas secretarias até o final do governo (sete meses apenas), em vez de negociar essas duas secretarias no futuro governo, no caso de Eliana Honain se eleger! Sem contar que o atual marido de Edna já está trabalhando na Prefeitura Municipal ao lado de Edinho. Tá difícil PSDB, tá difícil…
VEIO PARA DESTRUIR?
O PSDB que protagonizou duas Presidências da República, governos no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, em outros estados e 24 anos ininterruptos em São Paulo, hoje sai de cena. Será que a ex-vereadora Edna Martins, acordada com Edinho para apoiar Eliana Honain para prefeita de Araraquara, veio para o partido para decepcionar a militância que ainda existe e destruir a agremiação? Faço tudo para acreditar que não, mas não tenho mais esperanças…