Home Cidade

Nova pesquisa aponta queda na diferença entre Eliana e Lapena. Entre os dois – empate técnico.

A terceira rodada da pesquisa do Instituto Real Big Data para RecordTV sinaliza para o índice de rejeição do prefeito Edinho com 32% que o reprovam como ruim e péssimo, estando quase que no limite de poder da transferência de votos para sua candidata petista. Isso quer dizer que daqui prá frente aumentar a votação vai depender exclusivamente dela. A análise é do jornalista e sociólogo José Maria Viana que escreve sua coluna nos fins de semana no RCIA.

0
Eliana e Lapena puxam empate técnico até aqui nas eleições municipais em Araraquara

PESQUISA BIG DATA
A terceira rodada da pesquisa do Instituto Real Big Data para RecordTV, realizada entre 9 e 10 de agosto, traz novamente a candidata petista Eliana Honain, puxando novo empate com Claudio Lapena, no limite da margem de erro. Na pesquisa anterior de julho, a diferença era de 8% para Lapena, em favor de Eliana. Nesta pesquisa de agosto, a diferença cai para 7% dentro da margem de erro de 3%. A petista cresceu 2% e Lapena cresceu 3%. A briga promete!

ELIANA 36%; LAPENA 29%
Nesta pesquisa de agosto, os números da Big Data apontam 36% das intenções de voto para Eliana Honain (PT) e 29% dos sufrágios para o candidato Dr. Lapena (PL). Pedro Tedde (Novo) cresce 1% e vai a 8% das preferências; Marcos Garrido (PSD) cai 1% e fica com 6% dos votos. Tiago Pires (PCO) tem 2% das intenções. Os votos Brancos e Nulos somam 8% e os que Não Sabem/Indecisos são ainda 11%. Na pesquisa espontânea, sem lista de candidatos, Eliana tem 14%, Lapena 9%, Edinho 3%, Tedde 2%. Garrido, Edna e Barbieri 1% cada. Outros nomes somam 2% e os Nulos e Brancos 12%, com 55% de Indecisos.

APROVAÇÃO DE 66%
Segundo ainda o Big Data, o governo do prefeito Edinho Silva (PT) é aprovado por 66% dos entrevistados como ótimo e bom, contra 32% que o reprovam como ruim e péssimo e 2% não sabem avaliar. O governador Tarcísio de Freitas (Rep) tem uma aprovação de 55% e reprovação de 39% dos entrevistados com 6% que não sabem avaliar. O presidente Lula (PT) tem aprovação de 50% dos araraquarenses e 47% de reprovação. Cerca de 3% não sabem. A pesquisa com margem de erro de 3% e garantia de 95%, foi registrada no TSE: SP-06455/2024.

SÃO CINCO CANDIDATOS
Embora a pré-campanha em Araraquara tenha sido frenética, a campanha em si para valer só foi permitida a partir do último dia 16 (sexta-feira passada). E aí será um Deus nos acuda com muita água ainda para rolar pelo Ouro e pelo Jacaré até a vitória de um deles. Os candidatos são cinco: Eliana Honain (PT) e vice Delorges Mano (MDB); Dr. Lapena (PL) e vice Meire Laurindo (Rep); Pedro Tedde (Novo) e vice Anna Paula Agro (Novo); Marcos Garrido (PSD) e vice Maria Rita Abachiore (PSD) e Tiago Pires (PCO) e vice Nilza Pontes, também do PCO.

DIMINUI ELEITORES
Aconteceu em Araraquara algo inusitado que marcha ao contrário do que ocorre no país. O número de eleitores diminuiu com relação a eleição geral de 2022, em 11.537 pessoas aptas a votar. No 2º Turno a cidade tinha 181.462 eleitores em 2022 e hoje, apenas 169.925 aptos a votarem para prefeito, vice e vereadores. Não há uma explicação plausível para a queda, pode ser ausência de votação em três turnos seguidos ou a revisão biométrica. Em São Carlos por menos de 3 mil eleitores a cidade não atingiu a marca para o 2º Turno. Tem 197.316 eleitores.

ATUANDO FORA DO RITO
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes que comanda o inquérito das fake News – contra o golpismo de Jair Bolsonaro (PL), das Joias e até aquele que tornou o ex-presidente inelegível – tem recebido todos os tipos de ameaças, inclusive de morte, pedidos de impeachment etc. para intimidá-lo e tirá-lo do caminho das investigações. A Folha trouxe reportagem afirmando que Moraes “atuou fora do ritmo no inquérito das fake News”…

NOVO IMPEACHMENT
A reportagem, pouco consistente, provocou um novo pedido de impeachment do ministro que foi recebido com frieza pela liderança do Senado Federal. Segundo a Folha, Moraes ordenou de forma não oficial a produção de relatórios pela Justiça Eleitoral para embasar suas decisões contra bolsonaristas no inquérito das fake News. Teria usado o setor de antidesinformação do TSE como braço investigativo de seu gabinete. Em nota o gabinete do ministro informou não haver irregularidades e que todos os procedimentos são regulares e dentro da lei.

DEFESA CONJUNTA
A defesa do ministro veio em conjunto, tanto de seus colegas do STF, quando do Governo Lula e também da Procuradoria Geral da República (PGR) em favor de sua conduta e investigações. O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, afirmou que a “alegada informalidade é porque geralmente ninguém oficia a si próprio”. Já Paulo Gonet (PGR) apontou na conduta de Moraes, “coragem, diligência, assertividade e retidão nas decisões”. Os ministros do Supremo, Flávio Dino e Gilmar Mendes também acorreram ao colega, assim como o vice Geraldo Alckmin.

SONHAR NADA CUSTA
Aliados de Jair Bolsonaro (PL) se animaram e veem nas revelações sobre a conduta de Alexandre de Moraes no mencionado inquérito, a mesma chance de reabilitação para o ex-presidente do que aconteceu quando a “Vaza Jato”, nas suas incoerências, reparou Lula (PT). Há integrantes do atual Governo que leem no mesmo sentido. Não há brechas jurídicas para se repetir. Mas sonhar não custa muito caro. É só sonhar, às vezes apenas algumas insônias…

VENEZUELA 2º TURNO
Virou piada na imprensa aliada à Nicolás Maduro a proposta do presidente Lula (PT) de um 2º Turno na Venezuela. “Lula quer vários turnos até que Maduro vença”! Lula: “Conversei com o presidente Gustavo Petro (Colômbia) para ver se a gente restabelece a tranquilidade democrática na Venezuela”. Lula e o PT adularam Maduro e só colheram vexames! Ninguém pode fazer nada ali. Ditadores nunca abrem mãos de suas intenções para se manterem no poder. Única solução para manter a vontade do povo seria uma invasão. Mas quem vai fazer?

MÁRCIO SOUZA, O ÍCONE
Morreu na madrugada do dia 12, Márcio Souza, o maior ícone da cultura Amazônica de todos os países que a têm. Jornalista, dramaturgo, editor, roteirista e romancista brasileiro! O Maior da Amazônia, um dos melhores do Brasil e do mundo! Tive a sorte de convier com ele nas lutas da esquerda em Manaus em 1981 e 1982! Márcio Souza foi militante e o maior conhecedor da cultura Amazônica! Escreveu vários livros sobre cultura em geral, história e política!

HISTÓRIA DA AMAZÔNIA
Pelos seus conhecimentos da Amazônia – ele que foi presidente da Funarte no Governo de FHC e que com um único romance (Galvez, Imperador do Acre) ficou rico e comprou a Editora Marco Zero – Deu aulas nas universidades de Berkeley, Stanford, Austin e Dartmouth, nos EUA. Escreveu o clássico História da Amazônia e romances célebres que viraram séries da Globo e filmes. O recepcionei quando veio dar uma conferência em Araraquara a convite da Martha Lupo e conversamos muito sobre a Amazônia, nosso sonho e fantasia! Não sei se Márcio Souza teve algum fã maior que eu! Brilhe no céu como pó de estrela, meu amigo!

DELFIM NETO
Outro intelectual – dos maiores que tive a sorte de conhecer na vida – Foi Delfim Neto, que também morreu na segunda. E vocês vão me perguntar, por que a homenagem a um direitista se você é um esquerdista? Porque um intelectual admira o outro, não pela sua posição no espectro político, mas pela sua cultura, competência e precisão de análise, capaz de deixar qualquer dos lados prostrados de contentamento! Durante o Golpe Militar, eu tinha raiva do Delfim, mas depois, lia tudo o que ele escrevia e chegou a ser consultor do Lula… Pode?