Home Sem Categoria

Senac: Educação Profissional que vale Ouro!

Por José Roberto Tadros

0

Em uma época de grandes transformações no mundo do trabalho, resultantes da constante evolução tecnológica e do surgimento de novas profissões, há uma necessidade cada vez maior de os brasileiros buscarem qualificação e atualização profissional. O mercado atual é altamente competitivo, seletivo e dinâmico. E neste contexto, destaco o papel fundamental do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) na formação de mão de obra qualificada no Brasil.

O Senac foca na Educação Profissional, no desenvolvimento de competências práticas e teóricas alinhadas às reais necessidades das empresas. E é sempre bom lembrar que nossas empresas precisam mais e mais de profissionais bem treinados e atentos às novidades do mercado, que sejam capazes de adotar e implementar novas soluções e melhorias para impulsionar o sucesso dos empreendimentos.

A participação vitoriosa do Senac na 47ª edição da WorldSkills – a maior competição de educação profissional do mundo, realizada recentemente na França – comprova que estamos no caminho certo, sempre em busca do melhor ensino profissional e atento às demandas do mercado. Trouxemos medalhas de ouro, de prata e de excelência para o Brasil! O ouro, de Bruna Martins, e a prata, de Estéfany Marengoni, são um reconhecimento significativo da competência das estudantes – e do Senac -, no cenário global de formação profissional; um marco importante alcançado pela instituição no contexto internacional.

Criado em 1946, o Senac é uma instituição privada, sem fins lucrativos, que em 78 anos já realizou mais de 76 milhões de atendimentos, especialmente para pessoas em vulnerabilidade social. Somente em 2023, mais de dois milhões de brasileiros foram atendidos e 70% deles conseguiram uma colocação no mercado de trabalho. Atualmente, oferece mais de mil cursos e programas de formação inicial e continuada voltados para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. São cursos para ocupações de baixa complexidade, passando pelo ensino técnico, ensino superior e educação profissional.

O Senac, que faz parte do Sistema Comércio, também realiza parcerias com empresas e organizações para desenvolver projetos conjuntos, garantindo estágios e programas de formação que atendam às demandas específicas dos diversos setores produtivos. Um bom exemplo disso são os Fóruns Setoriais que a instituição promove periodicamente. Os Fóruns reúnem profissionais, empresas e especialistas para discutir tendências, desafios e oportunidades naqueles setores; e toda essa troca de conhecimentos resulta em pesquisas sobre o mercado de trabalho muito úteis para as empresas.

Nada melhor, portanto, que ressaltar a enorme contribuição do Senac na formação profissional de tantos brasileiros e no sucesso de nossas empresas. Os números comprovam o reconhecimento de nossos cursos por empresas e instituições: 87,9% dos empregadores consideram o certificado do Senac um diferencial positivo no momento da contratação.

O Senac também promove a inclusão social e o acesso à Educação Profissional de pessoas de baixa renda. Dois terços de nossa receita são destinados ao Programa Senac de Gratuidade (PSG), que já beneficiou mais de 4,4 milhões de indivíduos desde a sua criação, há 15 anos. São cursos gratuitos e até mesmo vale-transporte oferecidos para facilitar o acesso às aulas; oportunidades valiosas que permitem a todos conseguir um emprego melhor ou avançar na carreira, reduzindo desta forma o desemprego e o subemprego no país.

Sem dúvida, o Senac desempenha um papel crucial na formação profissional dos brasileiros e no fortalecimento das empresas. Para os trabalhadores, é mais emprego, melhores salários, maiores chances profissionais. Para as empresas, significa aumento de qualidade e produtividade, além de maior competitividade no mercado.

É o Senac ajudando a impulsionar o desenvolvimento econômico do Brasil.

*José Roberto Tadros é presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac e colabora com o RCIA

**As opiniões expressas em artigos são de exclusiva responsabilidade dos autores e não coincidem, necessariamente, com as do RCIARARAQUARA.COM.BR