Foi preso em flagrante na manhã desta terça-feira (24) em Araraquara, um homem que fabricava clandestinamente armas de fogo caseiras com uso de impressora 3D.
As investigações apontaram que o preso integrava um grupo em aplicativos de mensagens, com dezenas de estrangeiros de diversos países, para compartilhar informações sobre o processo de fabricação artesanal de armas.
A ação desta terça-feira faz parte de uma operação que investiga a fabricação ilegal de armas de fogo. A prisão ocorreu durante o cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão em residências utilizadas pelos investigados, todas em Araraquara/SP.
No local da prisão, foram apreendidos diversos materiais bélicos, incluindo uma submetralhadora em processo de fabricação artesanal e diversas munições. Após os procedimentos de praxe, o preso será encaminhado ao sistema prisional do estado, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A operação contou com o apoio da Força-Tarefa Internacional de Combate ao Tráfico de Armas e Munições (FICTA) e a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Homeland Security Investigations (HSI) – principal braço investigativo do Department of Homeland Security (DHS) dos Estados Unidos.
A FICCO/RJ, Força Integrada de Combate ao Crime Organizado, é uma força-tarefa composta pela Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e tem por objetivo realizar uma atuação conjunta e integrada no enfrentamento ao crime organizado e violento no estado do Rio de Janeiro.