Home Política

Eliana Honain fecha nesta terça a roda de conversas do RCIA com os candidatos a prefeito em Araraquara

Dando aos cinco candidatos a prefeito em Araraquara a oportunidade de se manifestarem sobre os seus programas de governo e a consequente avaliação por parte da comunidade, o RCIA encerra nesta quarta-feira a sabatina com todos os concorrentes. Programa com Eliana Honain vai durar 45 minutos.

0
Eliana Honain, nesta quarta no RCIA

A candidata a prefeita em Araraquara, Eliana Honain, PT, será entrevistada nesta quarta-feira (25) pelo jornalista Ivan Roberto Peroni no programa Ponto de Encontro do RCIA ARARAQUARA, respondendo aos questionamentos dos organizadores da roda de conversa e também perguntas enviadas pelos seguidores do portal de notícias.

De acordo com a direção do programa a entrevista terá uma duração de até 45 minutos, sendo submetida a uma sabatina com 18 perguntas sendo 3 delas enviadas pela direção da campanha da candidata de 63 anos e natural de Araraquara.

Filha do mecânico Amalffi Mori e da dona de casa Luiza Pelícola Mori, Eliana é a irmã caçula dos irmãos Luiz, Eloísa e João, com quem viveu toda sua infância no bairro do Carmo.

Casada com o médico Eduardo Honain desde 1984, Eliana morou em São Paulo entre os anos de 1984 e 1985, quando seu marido foi fazer residência, época em que teve sua primeira filha, Laila. Retornou para Araraquara, prestou concurso para enfermeira na Prefeitura de Araraquara e, desde 1986, trabalha na área da saúde pública do município. Em 1988, ficou grávida do seu segundo filho, Felipe.

Em 2001, quando o prefeito Edinho Silva assumiu a Prefeitura de Araraquara, Eliana foi convidada, pela primeira vez, para o cargo de Secretária de Saúde do município, onde permaneceu durante os dois primeiros mandatos de Edinho, até 2007.

Na terceira gestão de Edinho, em 2017, Eliana novamente foi chamada para o cargo, no qual permaneceu também para o quarto mandato, que se encerra em 2024.

Além de gestora pública, enfermeira e profissional de saúde, Eliana Honain também é docente e tutora do Programa de Aprendizagem em Saúde e Sociedade, no curso de Medicina da Universidade de Araraquara – Uniara, e consultora do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo.

Em 2019, Eliana enfrentou a pior epidemia de dengue da história da cidade, com 23 mil casos da doença. Reorganizou todo sistema de saúde para atender os doentes e mobilizou as equipes de Vigilância em Saúde para combater o mosquito Aedes aegypti, casa a casa, diuturnamente.

Em 2020, comandou a cidade no enfrentamento da pandemia de Covid-19 e seu trabalho incansável e intersetorial transformou Araraquara em uma referência nacional no combate à doença.

Eliana nesta terça-feira terá a oportunidade de mostrar o seu crescimento agora na vida política e também o programa de governo que pretende implantar nos seus quatro anos de governo, se eleita.

A entrevista de Eliana Honain começa às 14h30 e será ao vivo na página do RCIA no Facebook.