As mais de 8,6 mil pessoas residentes em 26 bairros do entorno do Jardim Marivan receberam, na manhã desta segunda-feira (30), a Unidade de Saúde da Família (USF) Adolfo Léo reformada e ampliada. A cerimônia oficial de entrega das obras foi realizada com a presença do prefeito Edinho, autoridades e convidados, entre eles, filhos do homenageado, Jane Léo.
O investimento de R$ 323.755,15 na unidade foi conquista da população, eleita em plenária do Orçamento Participativo.
A reforma da USF faz parte do pacote de 24 obras na área da Saúde custeadas pelo Governo Federal por meio do Ministério da Saúde, sendo a terceira a ser entregue. A primeira foi a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Xavier e a segunda, a Unidade de Saúde da Família (USF) Prof. Dr. Edmundo Juarez, no Jardim Brasília.
O projeto da obra contemplou adaptação de ambiente (recepção e dispensa de medicamentos), substituição parcial do piso cerâmico (troca total na área de circulação), substituição do revestimento cerâmico das paredes no banheiro acessível, pintura geral de todo o prédio, interna e externa, recuperação estrutural com tratamento de trincas e fissuras, reforço estrutural em quiosque, tratamento de infiltrações em geral e adaptação de acessibilidade, incluindo instalação de piso podotátil.
“Essa obra foi levantada pela população dessa região no Orçamento Participativo. E nós valorizamos muito o Orçamento Participativo, a comunidade se mobiliza, define o que é importante e, dessa forma, tornamos Araraquara mais democrática. Em nome da Luciene Minghoti, enfermeira responsável pela unidade de saúde, agradeço a toda a equipe dessa unidade. E essa unidade tem características diferenciadas, porque quem faz a gestão aqui são pessoas que tem muita relação com o bairro e região”, declarou o prefeito Edinho, saudando os presentes na cerimônia. “Um agradecimento especial à família do seu Adolfo Léo, que é o homenageado. A Jane Léo, filha dele, falou em nome da família. O Léo era uma figura muito emblemática e importante para a comunidade. Uma figura marcante na minha vida e na vida de todo mundo que conheceu ele. Aqui era uma região muito sofrida na época, de famílias que precisam muito da solidariedade, e o seu Léo era essa figura solidária. Foi fundador da associação de moradores da região. Tenho um carinho muito grande por ele e por sua família, e fico muito feliz de eternizar o seu legado”, concluiu Edinho, se referindo à denominação da unidade, que faz homenagem ao comerciante da Vila Sedenho que se tornou uma liderança na comunidade. Ao lado de amigos, fundou, na década de 80, a Sociedade de Amigos dos Bairros Unidos do Velosa, que englobava moradores dos bairros adjacentes, cujo objetivo era conseguir melhorias de infraestrutura. Seu grande sonho era conseguir, junto à prefeitura, a implantação de um posto de saúde para atender a população daquela região.
Sua filha Jane Léo, que também é enfermeira na unidade de saúde do Marivan, representou a família na solenidade. Também acompanharam o ato Gislaine, Gilson e Jorge Léo, todos filhos de Adolfo Léo, a nora Milene e os netos Yasmin, Yuri e Maria Eduarda.