Home Cidade

Portugal adquire sexta aeronave KC-390 Millennium e fecha mais dez opções de compra junto a Embraer

Sexta aeronave permitirá expansão de capacidades da Força Aérea Portuguesa e as dez novas opções poderão ser utilizadas em futuras aquisições de outras nações europeias e da OTAN. O avião é fabricado em Gavião Peixoto.

86
A Embraer anunciou nesta segunda-feira durante a 55ª edição do Paris Air Show que Portugal decidiu adquirir uma sexta aeronave KC-390 Millennium

A Embraer, uma das líderes globais na indústria aeroespacial, anunciou nesta segunda-feira (16) durante a 55ª edição do Paris Air Show que o Estado Português decidiu adquirir uma sexta aeronave KC-390 Millennium. Em agosto de 2019, o governo de Portugal e a Embraer assinaram contrato para a aquisição de cinco unidades do KC-390 e, com a potencial aquisição adicional, a frota de aeronaves de transporte da Força Aérea Portuguesa (FAP) contará com seis aviões de nova geração KC-390, expandindo sua capacidade para cumprir missões das Forças Armadas e outras missões de interesse público.

Além disso, a Embraer e o Estado Português pretendem incluir dez opções de compra no contrato atual e potenciais futuras aquisições por nações europeias ou membros da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) por meio do Estado Português, em negociações de governo a governo. Isto permitirá o aumento da interoperabilidade e cooperação com novos operadores da aeronave KC-390, com benefícios na redução de custos associados ao treinamento, apoio logístico e ciclo de vida e o crescente envolvimento e desenvolvimento do cluster aeronáutico português.

“Com esta decisão Portugal continua a investir nas capacidades da Força Aérea, num momento em que ela se assume como operadora de referência desta nave, que possui características únicas e que foram integradas e testadas em Portugal. A inclusão de dez opções de compra para futuras negociações governo a governo europeu permitir que outras nações e a NATO possam, através de Portugal, adquirir plataformas interoperáveis ​​e versáteis, habilitando o desenvolvimento contínuo da Base Tecnológica e Industrial de Defesa, com o consequente retorno financeiro para o país, e a afirmação da Força Aérea Portuguesa como parceira de excelência na operação e treino, através, por exemplo, do seu Centro de Treino KC-390”, disse Nuno Melo, Ministro da Defesa de Portugal.

“Estamos honrados com a possibilidade de expandir nossa parceria com a Força Aérea Portuguesa e com o Estado Português. A aquisição do sexto KC-390 pela FAP, que opera a aeronave desde 2023, será a primeira compra adicional de um operador, o que demonstra o reconhecimento da qualidade e do resultado operacional que esta aeronave tem alcançado. O interesse em colocar opções adicionais no contrato é a confirmação de que mais países ocidentais podem se juntar muito brevemente a este grupo de operadores, beneficiando-os em sinergias econômicas ao longo do ciclo de vida do KC-390”, disse Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

O KC-390 Millennium pode realizar uma ampla gama de missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, evacuação aeromédica, busca e salvamento (SAR), ajuda humanitária e missões de resposta a desastres (HADR), combate a incêndios e reabastecimento aéreo (AAR), tanto como tanque quanto como receptor. Além disso, o KC-390 Millennium pode apoiar operações de vigilância marítima e SAR, aumentando seu alcance e tempo de permanência em voo por meio do reabastecimento em voo. Sua capacidade de operar em pistas curtas e reabastecer outras aeronaves é fundamental para atender aos requisitos de defesa de Portugal.

A comissão alcançou excelentes taxas de 99% das missões cumpridas com baixos custos operacionais. Sua capacidade multimissão e interoperabilidade são integradas desde a fase de concepção, permitindo assim que uma aeronave tente para cumprir todos os tipos de missão exigidas pelas Forças Aéreas.

O KC-390 Millennium é fabricado em Gavião Peixoto, cerca de 33 Km de Araraquara, região central do Estado de São Paulo, na unidade de produção da Embraer. A fábrica é um centro de excelência em aviação militar e testes de alta complexidade, onde também são produzidos o Gripen e outras aeronaves da empresa.

A unidade de Gavião Peixoto é responsável pela montagem estrutural e final do KC-390, com a produção das asas e do “charuto” da fuselagem, além de receber componentes fabricados por parceiros no Brasil, Argentina, Portugal e República Tcheca, de acordo com o Infodefensa. O KC-390 é um cargueiro multimissão com capacidade para realizar diversas missões militares e civis, como transporte de carga, pessoal, evacuação médica, entre outras.