Home Cidade

Araraquara reconhece talentos na 21ª edição do CONSETRANS com foco na segurança no trânsito

Evento reúne escolas, idosos e autoridades para premiar trabalhos que promovem a educação e a conscientização no trânsito

109
O Consentram reconhece os méritos dos participantes e promove entrega de prêmios

Na tarde desta quinta-feira (25), o Auditório Principal do Distrito Revee, em Araraquara, recebeu a cerimônia de premiação do 21º Concurso sobre Segurança e Educação no Trânsito (CONSETRANS). Com o tema “Pare! Pense! Que trânsito você quer para o seu futuro?”, o concurso reuniu 68 escolas e três grupos de idosos, que enviaram mais de 3.600 trabalhos em oito categorias diferentes, incluindo pinturas, poesias, redações e maquetes.

A vice-prefeita e secretária municipal de Desenvolvimento Social, Meire Laurindo, destacou a importância da iniciativa para a formação cidadã dos participantes.

“Este concurso vai além da arte e da criatividade. Ele é uma ferramenta fundamental para construir uma cultura de respeito e responsabilidade no trânsito, que todos nós precisamos praticar diariamente”, afirmou.

O evento foi aberto com uma apresentação da equipe de “Ginástica para Todos”, da Secretaria de Esporte e Lazer, sob a coordenação do professor Henrique Saniotto, que recebeu elogios pela demonstração de disciplina e harmonia.

O secretário municipal de Assuntos de Segurança e Mobilidade Urbana, Coronel Adalberto Ferreira, reforçou a relevância do CONSETRANS para a redução de acidentes.

“Investir na educação e na conscientização é a base para transformar nosso trânsito. Este concurso mostra que a colaboração entre escolas, instituições e comunidade gera resultados concretos e duradouros”, ressaltou.

Também estavam presentes no evento o subsecretário de trânsito e mobilidade urbana, Eduardo Cunha, representando o comandante da 13º BPM interior, Major Emerson Viera Coelho, representando a dirigente da Unidade Regional de Ensino de Araraquara, Rosicléia Souza, o secretário de Educação, Fernando Diana, e representado a Câmara Municipal, o vereador Marcelinho (PROGRESSISTAS).

Os 3.613 trabalhos enviados foram avaliados por uma comissão especializada, que selecionou 75 alunos, dois idosos e 51 professores para receber tablets, fones de ouvido, bicicletas e caixas de som como prêmios.

O CONSETRANS é realizado pela Prefeitura de Araraquara em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, a Unidade Regional de Ensino e a Polícia Militar, com o objetivo de incentivar a participação da população na construção de um trânsito mais seguro e humano.