Um novo prazo se abre agora entre os dias 4 a 11 de Outubro 2019, para inscrições apenas dos municípios. A adesão de cada escola será voluntária e o decreto preconiza e propõe um amplo diálogo com toda comunidade escolar, com os pais, cuidadores, familiares e população através de audiências públicas de forma participativa com a comunidade para aderir à proposta ou não.
Caso o pedido seja acatado e ficar dentre os municípios selecionados, a população deverá ser beneficiada, pois irá concorrer ainda com outros municípios que também se inscreverem, dentre as 645 cidades do Estado de São Paulo.
A disputa se dará apenas com os municípios inscritos e apenas dois de cada estado será beneficiado, de acordo com o decreto. Este investimento na educação poderá ser usado para contratação dos profissionais da área da segurança pública, além de poder financiar pequenas reformas e compra de material didático e pedagógico. O aporte financeiro que cada município escolhido receberá será de R$ 1 milhão anual.
Vale ressaltar que na região a cidade de São Carlos já está inscrita no projeto.