Na Escola Estadual Prof. Lysanias de Oliveira Campos, na Vila Xavier, uma funcionária encontrou em uma carteira uma frase afirmando que haveria um massacre nesta quinta-feira (20) e que alunos deveriam se preparar.
O fato foi encaminhado a Delegacia de Ensino do Estado e um Boletim de Ocorrência foi lavrado para que a polícia investigue o caso.
Na manhã desta sexta-feira (21), o Portal RCIA, esteve reunido com o Diretor Regional de Ensino Paulo Pereira Silva e a Supervisora do Lysanias Eliza Redondo Ferreira, onde fomos informados que a polícia esteve no local para periciar a carteira e que agora aguardam um laudo técnico. Não fomos informados se o autor da pichação da carteira foi encontrado pela diretora da escola.
De acordo com o Diretor, nesta semana ainda o muro externo da escola sofreu uma pichação de uma suástica, fazendo referência ao nazismo.
Ambos os casos foram registrados no Placon – sistema da Secretaria de Educação que é uma ferramenta utilizada para a melhoria do clima e convivência escolar, bem como proteção de alunos, funcionários, professores, gestores e comunidade escolar como um todo, a partir da análise dos dados e controle das ocorrências com vistas a planos de melhoria e ações integradas. A escola cria agora um projeto pedagógico que visa a tolerância e o respeito.
Vale ressaltar que em novembro de 2019, um caso parecido aconteceu Escola Estadual Bento de Abreu (EEBA), onde o aluno, autor da ameaça foi transferido de escola.