A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart (Fundação de Arte e Cultura do Município de Araraquara), abriu inscrições para mais uma seleção de propostas em apresentações musicais para integrarem a programação de lives em apoio aos artistas locais que apresentem dificuldades relacionadas à situação de pandemia. Os músicos devem ser moradores da cidade.
Os projetos deverão ser encaminhados exclusivamente por e-mail, para o endereço: emartistas@gmail.com, no período de 04 a 16 de julho. São aguardados projetos nos estilos: MPB, Samba e Pagode, Reggae, Eletrônico, Rock, Sertanejo, Instrumental, Funk e Rap, com classificação livre.
As apresentações serão realizadas a partir da segunda quinzena de julho, no Palacete das Rosas Paulo A. C. Silva, com datas a serem definidas pela Secretaria Municipal de Cultura. A transmissão se dará através da TV Web Participativa da Prefeitura (Canal Oficial no Youtube).
Podem se inscrever no processo seletivo: artistas, grupos musicais, coletivos culturais, representados por pessoa jurídica formalmente constituída e que conste em sua inscrição CNPJ atividades compatíveis com as propostas do projeto apresentado. Será aceita uma proposta por proponente (CNPJ).
Artistas e grupos musicais que tiveram projetos contemplados por qualquer edital da Secretaria e da Fundart nos últimos 30 dias ficam impedidos de participar. Cada músico poderá integrar somente um projeto do edital, não podendo compor duas bandas ou grupos que farão apresentações.
É necessário estar em dia com o cadastro de artistas da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart (ficha disponibilizada no site da Prefeitura www.araraquara.sp.gov.br).
Também: será disponibilizado, na tela de exibição, espaço para QR Code das bandas com o intuito de arrecadar recursos para os artistas. Cada banda deverá, se houver interesse, apresentar seu QR Code individual.
Os projetos deverão ser encaminhados exclusivamente por e-mail, para o endereço: emartistas@gmail.com, no período de 04 a 16 de julho.
Critérios
Para avaliação das propostas serão considerados os seguintes critérios: excelência artística do projeto, qualificação dos profissionais envolvidos, histórico de apresentações, acessibilidade e viabilidade da proposta, e condições técnicas compatíveis com o espaço proposto para realização das lives.
As propostas aprovadas receberão o valor bruto de R$ 500,00 (necessário no mínimo dois integrantes no grupo) e R$ 1.000,00 (de 04 a 06 integrantes no grupo, podendo contar com equipe técnica) por sessão realizada. Serão selecionadas 20 propostas no total.
Toda a documentação necessária para a inscrição pode ser conferida no site da Prefeitura de Araraquara, na página principal em: “Acesso Rápido”, “Editais da Cultura”.
A relação dos projetos selecionados será divulgada pelo site oficial da Prefeitura do Município de Araraquara. Para informações e dúvidas, entrar em contato com a Secretaria Municipal de Cultura e FUNDART, pelos telefones: (16) 3322-2770 / 3332-5432.
Vale destacar que este é o terceiro edital lançado pela Secretaria Municipal da Cultura em apoio aos artistas. Também, há um edital aberto, destinado aos artistas visuais para participação no Território da Arte de Araraquara – o evento que conta com premiação, passa a ser realizado em formato digital.