
Pelo menos 10 homens do Corpo de Bombeiros, além de outros que são brigadistas de uma usina se desdobraram nesta quinta-feira (17) no controle de um incêndio que destruiu cerca de 200 alqueires de cana-de-açúcar na região conhecida como Cabeceira do Boi, em Araraquara. Segundo o Corpo de Bombeiros foram três horas de combate ao fogo que além dos canaviais também atingiu áreas de pastagem.
Na verdade a ação dos bombeiros e dos brigadistas impediu que o fogo se propagasse e ocasionasse prejuízos maiores como por exemplo – as matas ciliares da região. Houve também a necessidade de se irrigar a plantação impedindo que ela fosse atingida pelo calor do fogo. Para isso o Corpo de Bombeiros colocou bomba flutuante no rio que corta a mata criando um sistema de irrigação.

A fumaça causada pelo incêndio na Cabeceira do Boi foi vista a quilômetros, disse o engenheiro agrônomo e produtor rural João Henrique de Souza Freitas ao Portal RCIA. Segundo ele, o trabalho efetuado pelos bombeiros e também os brigadistas da usina foi bastante rápido o que evitou danos maiores aos produtores.
O agrônomo, também é diretor do Sindicato Rural de Araraquara e coordenador regional do SENAR SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), entidades que se organizam na região de Araraquara para a realização de cursos de capacitação e formação de brigadistas que atuam pelas usinas no combate aos incêndios, comuns neste período de estiagem.