
Com seis estandes disponibilizando verduras, legumes e frutas vindos diretamente do campo, mostrando serem fresquinhos e com padrão de qualidade, foi aberta oficialmente ao público a Feira do Produtor Rural organizada pelo Senar SP e o Sindicato Rural de Araraquara, na praça fronteiriça ao Cemitério dos Britos.
No local, quinta-feira passada, aconteceu o primeiro dia de feira com seis estandes. A comercialização dos produtos vai se dar justamente em todas às quintas-feiras, no período das 17h às 21h, sendo uma parceria com o Itesp, Sebrae e Prefeitura de Araraquara.

“Os fins de tarde nas quintas-feiras ganham novo sabor no Vale do Sol, uma das regiões mais importantes do município”, comentou o presidente Nicolau de Souza Freitas, do Sindicato Rural de Araraquara, que na oportunidade representou a Faesp/Senar, onde atua como conselheiro. De fato, o bairro vem entrando num processo de desenvolvimento muito rápido e o nosso objetivo é atender a população em sua totalidade com várias feiras”, disse o presidente na abertura do evento.
Para ele, a Feira do Produtor Rural tem se consolidado como um ponto de encontro entre agricultores e consumidores. “Esta era uma reivindicação dos produtores: ter um espaço para comercializar de forma direta seus produtos. A prefeitura viabiliza o local, no bairro a ser atendido, e com apoio do Senar que faz todo investimento, os produtores ou trabalhadores rurais são capacitados inclusive com a gestão do negócio, onde entra então o Sebrae”, salientou.

A parceria é ampla, pois vejam vocês que o projeto se completa de maneira gratuita até na forma adequada de construir e montar as barracas, destacou Marcelo Xavier Benedette, que na ocasião representou o Sindicato Rural.
Na parte de produção, orientação técnica os organizadores contam também com a assistência técnica da Fundação Itesp. Para isso seus profissionais são deslocados os participantes do curso ministrando a capacitação. No evento, a fundação estava representada pelo seu gerente Mauro Cavichiolli. Participou ainda pela entidade, Carlos Barbosa.

Em barracas padronizadas, os produtores comercializam seus produtos cultivados ou confeccionados com matéria-prima da área rural do município. Frutas, hortaliças, polpa de frutas, são alguns dos produtos que os moradores e visitantes encontram na feira, que tem início à tarde e se estende até à noite.
Outro diferencial da Feira do Produtor é a grande oferta de alimentos orgânicos produzidos localmente, por produtores que têm apoio técnico do grupo técnico e da Comissão Gestora montada para trabalhar durante 8 meses. Este pessoal, segundo a instrutora Angela Nigro, merece de todos o reconhecimento pois se esforçam para montar seu próprio negócio. “Vender direto para as pessoas do bairro e áreas adjacentes é um sonho realizado. Pois, além de vender, eles fazem amigos e é muito gratificante ter o retorno deles sobre o que é produzido pelos feirantes em suas pequenas propriedades. Angela participou do processo de instrução das quatro feiras montadas em Araraquara, tendo recebido muitos elogios pelo seu trabalho.

O gerente regional do Sebrae, Luiz Andia Filho, logo após o evento comentou os feirantes estão animados com a experiência e gratos pela oportunidade de comercializar de forma direta seus produtos, selando um elo de amizade com os consumidores. “Os produtores têm boas perspectivas e sonham até com a ampliação do negócio”, concluiu.
Também estava entre as autoridades a analista do Sebrae, Luciane Girasolo.
A Prefeitura de Araraquara esteve representada na oportunidade pela atual coordenadora de Agricultura Enedina Andrade, juntamente com o fiscal José Ricardo Piffer. Em nome dos feirantes o agradecimento foi feito por Fabiana Miranda do Nascimento e Helivelton Barbosa, ambos integrantes da Comissão Gestora.
