
A Igreja de São José, embora seja bem mais antiga, foi transformada em paróquia no dia primeiro de março de 1981, pelo então bispo Dom Constantino Amstalden, já falecido em fevereiro de 1997, em Itirapina. Nesta segunda-feira (1) está completando, portanto, 40 anos.
Antes dessa transformação a capela de São José pertencia a Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, mas graças ao empenho e a dedicação religiosa dos moradores do bairro, com a construção do templo se tornou em uma paróquia, da qual atualmente faz parte a Capela de Nossa Senhora de Lourdes, no Jardim Tamoio.
São milhares de fiéis que fazem parte da comunidade religiosa pois o bairro é um dos mais tradicionais da cidade: “O nosso envolvimento com a paróquia é muito forte; existe a colaboração dos moradores, além disso é uma região antiga que ainda mantém os laços de cordialidade e admiração por São José”, comenta Adilson Custódio que faz parte do movimento.
Nos anos anteriores fiéis se mobilizavam para comemorar a data, pois a criação da paróquia sempre representou o reconhecimento à luta dos moradores. Muitos deles são lembrados com saudade, diz o dirigente religioso, pois nos anos 70 houve uma manifestação muito forte do bairro para a construção do templo.

O padre José Alfeu Pereira que está a frente da paróquia nesta segunda-feira disse ao Portal RCIA: “Que pena mesmo…O ano passado tivemos a missa solene com D. Eduardo, exposição de fotos e festa no Salão…Jamais poderíamos imaginar que esse ano estaríamos nessa situação de nem poder celebrar as missas presencialmente…mas paciência..vamos pelo menos fazer a Novena onde line a partir do dia 10 de março e já nos dia 6 e 7, sábado e domingo, voltarmos a celebrar as missas onde line..”.
O PATRONO DA IGREJA
São José era carpinteiro na Galiléia e marido da Virgem Maria, protetor da Sagrada Família, foi escolhido por Deus para ser o patrono de toda a Igreja de Cristo. Esteve ao lado de Maria em todos os momentos, principalmente na hora do parto, que aconteceu em um estábulo, em Belém. Educou e protegeu o menino Jesus, com o amor de Deus-Pai. São José foi um homem justo, trabalhador e exemplo de pai.
A simplicidade e a fidelidade fizeram de São José o protetor escolhido para Maria e para o próprio Jesus, bem como para todos nós. “O Anjo do Senhor manifestou-lhe, em sonho, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria como tua Mulher, pois o que nela foi gerado vem do Espírito Santo.”