Mais dinheiro para a Cultura, por favor!
A vereadora Fabi Virgílio (PT) quer que a Prefeitura destine mais recursos para a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação de Arte e Cultura (Fundart). Ela encaminhou indicação ao Executivo solicitando estudo para viabilizar no próximo Plano Plurianual (PPA 2022-2025), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA), um aumento de, no mínimo, 2.5% do orçamento do município destinado à pasta. “Isso poderá contribuir para que Araraquara se torne, talvez, a primeira cidade do país a garantir um orçamento digno e honrado para a Cultura”, diz Fabi.
“A arte existe porque a vida não basta”
Citando Ferreira Gullar, “A arte existe porque a vida não basta”, Fabi argumentou que a proposta de garantir um orçamento diferenciado para a cultura “proverá um grande impacto na vida das pessoas e potencializará as ações culturais a partir de 2022. Isso fará com que a vocação artística e o celeiro cultural sejam a tônica de nosso município, tornando-o uma cidade de pleno fomento, valorização e difusão cultural, uma cidade de pós-pandemia em celebração a vida”, conclui.
Agricultura familiar
O vereador João Clemente (PSDB) protocolou na semana passada dois documentos que solicitam ao Executivo a realização de estudos para retomada de parcerias do Plano de Aquisição de Alimentos (PPA) e do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF). Ambos utilizam instrumentos de comercialização que beneficiam a aquisição direta de produtos de agricultores familiares e ou de organizações similares. “Principalmente neste momento de crise sanitária e econômica, é fundamental que incentivemos a agricultura familiar. Ela garante dignidade à população do campo e alimentos de qualidade na mesa da população”, analisa o parlamentar.
Mais luz nas praças, senhor prefeito!
Com dificuldades para falar no telefone 0800 disponibilizado pela Prefeitura para solicitação de troca de lâmpadas em vias públicas, cidadãos procuraram o vereador Rafael de Angeli (PSDB) para reclamar da falta de iluminação em praças e áreas de lazer do município. Para obter informações sobre essa questão, o parlamentar encaminhou requerimento ao Executivo. Ele quer saber se existe contrato vigente para a realização da troca de lâmpadas e também pede informações sobre o funcionamento da central de atendimento da iluminação pública, a quantidade de atendimentos realizados de janeiro de 2021 até o momento e o cronograma para a realização da troca de lâmpadas das praças e áreas de lazer. “Com a falta de iluminação, os munícipes sofrem diversos problemas, pois é uma questão de segurança pública”, avalia.
Landim quer Araraquara mais verde
De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), feito em 2010, a arborização de vias públicas de Araraquara alcançava o índice de 97,1%. Percentual que pode ser menor hoje em dia, devido ao crescimento da cidade nos últimos anos. Por isso, o vereador Paulo Landim (PT) propõe a criação de um Programa Municipal de Orientação e Disponibilização de Mudas Arbóreas, para plantio pelos munícipes. Na opinião do vereador, a solicitação vai ao encontro do que preconiza o Programa Araraquara 2050, que tem como objetivo promover um macroplanejamento estratégico do desenvolvimento do município, de curto, médio e longo prazos. “Um dos eixos norteadores do programa é, justamente, a promoção da conservação ambiental em sintonia com a conservação ecológica e o desenvolvimento local com a agroecologia”, explica Landim.
A coluna ZumZumZUm é publicada às terças e quintas no Portal RCIA