Em setembro e outubro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental do Campo “Professor Hermínio Pagotto” localizada no Assentamento Bela Vista, município de Araraquara, recebeu a visita de alunos do CAIC Vale do Sol e também da EMEF “Gilda Rocha de Mello Souza”, que fica no Jardim Indaiá.
Assim, cerca de 300 crianças e adolescentes vivenciaram a experiencia de uma Escola do Campo e suas especificidades. Essas atividades contaram com a parceria do Projeto Jovem Agricultor do Futuro, alunos da comunidade e alunos do 9º ano que apresentaram o minhocario e a horta da escola dando uma super aula de sustentabilidade.
O programa Jovem Agricultor do Futuro, organizado pelo Sindicato Rural e Senar, tem como objetivo proporcionar ao jovem aprendiz a educação básica e genérica necessária ao trabalho em todas as atividades produtivas do meio rural, transformando o potencial destes jovens em competência para toda a vida. Os módulos – total de nove – começaram em 2023, no dia 03 de abril, diz a instrutora pedagógica Mariana Camargo Leite Freitas, uma das responsáveis pelo sucesso do trabalho.
No começo do curso o engenheiro agrônomo João Henrique de Souza Freitas, coordenador regional do Senar, já havia comentado sobre a importância destes jovens participarem do projeto, pois considera que – as pessoas saindo da adolescência encontram novos caminhos para viver uma outra etapa da vida, agora com uma atividade profissional.
“O jovem muda nos seus relacionamentos em casa e no trabalho, por conta da interação e também por ter um contato mais pleno com a natureza”, comentou o coordenador, reafirmando que os participantes passam a ter a dimensão exata da importância do programa Jovem Agricultor do Futuro, lhes dando uma visão do futuro.
A diretora da Escola do Campo Fernanda Cristina Paulino e a coordenadora Alessandra de Oliveira no momento da visita foram categóricas: “Acreditamos que essa parceria garante o protagonismo juvenil e possibilita a permanecia no campo com capacitações e incentivos para o fortalecimento dos sonhos dos nossos adolescentes”, comentaram.
A instrutora pedagógica Mariana Camargo Leite Freitas se diz orgulhosa em ver os alunos transferindo o que aprenderam durante o curso, agora para colegas de outras escolas com plena vivência na cidade. “Foi muito legal a experiência de apresentar um mundo novo às crianças da cidade”, destacou.
O aluno Geovane Martins, é sem dúvida, um dos alunos mais comprometidos com o aprendizado na Escola do Campo e o Projeto Jovem Aprendiz do Futuro: “Até para nos que apresentamos o trabalho aos nossos colegas da cidade, foi uma experiência bacana pois percebemos que eles se interessam por esse meio agrícola, mas não estão acostumados. Surgem várias curiosidade em saber como funciona, como que é o preparo da terra, quais cuidados que temos até chegar o alimento na mesa de suas casas”, explicou Geovane.
Já a aluna Talita Oliveira que receberá no mês que vem o certificado Senar, ressalta que foi uma ótima experiência. “Acredito que tanto para nós que apresentamos quanto para as crianças, pois quando estávamos apresentando acabamos aprendendo mais ainda e enxergamos o quanto sabemos e aprendemos participando do Jovem Agricultor do Futuro”, disse ela, agradecida ao Sindicato Rural e ao Senar.