Home Agronegócio

Araraquara: o tomate como fonte de renda para o pequeno produtor

Curso é organizado pelo Senar, Sindicato Rural e a Fundação Itesp

413
Um dos produtos mais cobiçados pelos consumidores

Desde março de 2018 ocorrem no Assentamento Monte Alegre as aulas dos primeiros módulos do Programa Tomate Orgânico. Esta atividade é resultado da parceria entre Sindicato Rural de Araraquara, SENAR SP e Fundação Itesp.

O primeiro módulo, segundo o instrutor Marcelo Sambiase, refere-se ao preparo do solo. Toda a produção orgânica já possui este diferencial inicial, visto que a base para o sucesso do plantio é um preparo de solo adequado.

As aulas práticas ocorrem na área do produtor José Prudente, onde a família tem se empenhado na busca de modelos orgânicos. A área explorada pela família localiza-se no Assentamento Monte Alegre 2, município de Motuca.

Nas aulas iniciais, o instrutor Marcelo Sambiase explorou toda a questão macro, como clima, formação de solos, vegetação, contexto natural, para depois disso regionalizar e explorar as questões de Araraquara e suas peculiaridades naturais. O ensinamento acontece de forma bem espontânea e participativa, argumenta o instrutor.

Nas aulas práticas ocorrem o preparo da área, com foco na adequação do solo e os passos iniciais para o plantio dos tomateiros.

O plantio é indicado entre os meses de agosto a janeiro e de fevereiro a maio em áreas mais quentes. A maioria das cultivares plantadas atualmente é híbrida.