Início Agronegócio

Bioinseticida chega ao mercado brasileiro

Isto é resultado de uma década de pesquisas e da parceria entre a Embrapa e a empresa canadense Lallemand

13

O lançamento do bioinseticida Crystal aconteceu semana passada, pelo canal da Embrapa no YouTube.

Esse bioinseticida é resultado de uma década de pesquisas e da parceria entre a Embrapa e a empresa canadense Lallemand, líder global no desenvolvimento, na produção e na comercialização de microrganismos.

Fernando HercosValicente  pesquisador da Embrapa explicou que “Este bioinseticida  é um produto biológico à base da bactéria Bacillusthuringiensis e produz esporos e cristais contendo proteínas que são tóxicas a insetos”.

Registrado no Mapa para o controle da lagarta-do-cartucho (Spodopterafrugiperda), o Crystal também controla a lagarta-das-folhas (Spodopteraeridania) e a lagarta-falsa-medideira (Chrysodeixisincludens), além da Spodopteracosmioides. O produto já estará disponível para a safra 2020/2021.

O pesquisador da Embrapa ressaltou que a lagarta-do-cartucho é a principal praga de grandes culturas. “Sua preferência é pelo milho, mas ataca algodão, feijão, milheto, soja, sorgo, as hortaliças e alguns legumes. A praga tem um ciclo total em torno de 30 dias e tem grande potencial de dano. A lagarta está presente nas Américas, na África, na Ásia e na Austrália”, pontuou.