Bolsonaro chega na Raízen em Guariba

Comitiva presidencial desembarcou no aeroporto de Ribeirão Preto (SP) às 8h20 e seguiu de helicóptero para cerimônia.

519

O presidente da República Jair Bolsonaro chegou a Guariba (SP) na manhã desta sexta-feira (16) para participar da inauguração de uma planta de biogás da usina da Raízen. O evento está previsto para começar às 10h.

O avião com a comitiva presidencial decolou em Brasília (DF) às 7h20 e chegou por volta das 8h20 ao Aeroporto Estadual Leite Lopes, em Ribeirão Preto (SP), onde foi recebido por apoiadores.

Em seguida, o presidente seguiu de helicóptero com destino a Guariba, a 90 quilômetros de distância, onde desembarcou e fez uma visita à usina antes da cerimônia. O Ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles e o Ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque também fazem parte da comitiva.

O presidente Jair Bolsonaro inaugura uma fábrica de biogás da empresa Raízen
Unidade é capaz de abastecer 62 mil domicílios com energia elétrica

De acordo com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, com um potencial instalado de 21 mega-watts e capacidade de geração de 138 mil mega-watts/hora por ano, a nova fábrica é capaz de abastecer 62 mil domicílios com energia elétrica. Segundo ele, o potencial de produção de biogás no Brasil, somente a partir da vinhaça, pode atingir em 2030 até 45 milhões de metros cúbicos por dia, o que corresponde a mais de duas vezes o volume médio de gás natural importado da Bolívia em 2019.

“O biogás e biometano, além de serem utilizados para geração de energia elétrica, podem também substituir o óleo diesel nos ônibus, caminhões e máquinas agrícolas. Ou mesmo, no caso do biometano, ser injetado na rede de gasodutos, sendo consumido como substituto do gás natural. Temos aí a aprovação, em breve, do novo marco do gás [em tramitação no Congresso] e não tenho dúvida que essa nova indústria também vai se associar a isso, o que vai ser importantíssimo para a reindustrialização do país”, disse Albuquerque.

Para ele a diversificação da matriz energética se traduz em segurança energética e contribui para a transição em direção à economia de baixo carbono. De acordo com o ministro, os derivados de cana-de-açúcar respondem atualmente por mais de 17% da matriz energética brasileira e para 2030 será mais de 19%.

O presidente Bolsonaro destacou o trabalho da Raízen, por levar o projeto da fábrica de biogás adiante, e disse que quer estimular mais empresários do Brasil a investirem no país. “Só tenho a cumprimentá-los, a cumprimentar o senhor Ometto [Rubens Ometto, presidente do conselho de administração da Raízen], pela coragem de empreender. E ele sabe, cada vez mais, que hoje em dia conta com um parceiro de peso, que é o chefe do Poder Executivo e seus ministros para os seus empreendimentos”, disse.

De São Paulo, Bolsonaro viaja para Porto Real, no Rio de Janeiro. Amanhã (17), está prevista a participação dele em evento militar na cidade.

 

Vídeo – Fábio Pachara