Home Ferroviária

Leonardo Mendes analisa sua passagem pela equipe profissional da Ferroviária

Apesar da curta passagem, treinador destacou a dedicação dos funcionários e da contribuição dos jogadores nestas duas última semanas

33
Crédito: Jonatan Dutra / Ferroviária S/A

Após a vitória da Ferroviária sobre a Cabofriense, o treinador Leonardo Mendes se despediu de sua passagem pela equipe que disputa a Série D do Brasileiro e retornou as suas atenções para as categorias de base e também do elenco que disputará a Copa Paulista, com início marcado para o próximo mês.

O treinador interino comentou sobre como foi disputar esta competição e destacou o equilíbrio entre as equipes dentro do grupo A-7.

– O campeonato vem mostrando o quanto é equilibrado. Nós sabemos que, internamente, o quanto vai ser difícil esta disputa da Série D. Claro que existe um ‘auê’ por parte da torcida e da cidade, de a gente atropelar todos os adversários, mas sabemos que na realidade não é tão simples assim. No nosso grupo, apenas nós e o Bangu conseguiram vencer apenas três jogos, e a diferença do primeiro para o sexto colocado são de três pontos, sendo que do terceiro ao sexto, todos têm nove pontos ganhos – analisou Mendes.

Durante as duas semanas, o treinador teve a oportunidade de comandar a equipe em duas ocasiões, obtendo vitórias contra o Toledo e a própria Cabofriense, sofrendo revés para a equipe do Mirassol, fora de casa.

– As pessoas que estão aqui no dia a dia, a diretoria, jogadores e membros da comissão técnica conseguem enxergar muito mais do que eu explanar, mas o que eu tentei foi criar um ambiente favorável, que os jogadores tivessem uma boa relação, uma relação humana muito próxima de um treinador que apesar de ser jovem na profissão, busca conhecimento e estabelece alguns quesitos no desenvolvimento do atleta pensando no jogo. Os atletas e até a torcida estão acostumada pelo nosso estilo jogo. Claro que tem as particularidades, mas tivemos poucos treinos, apenas ajustes pré-jogo. Tivemos uma semana cheia e muito boa de treinos para a partida contra o Mirassol, mas não conseguimos traduzir isso em campo. Todos têm consciência disso. Mas o grupo é muito forte. Os atletas, mentalmente, sabem suportar a adversidade e conseguiram fazer esta bela partida [contra a Cabofriense] – contou o treinador.

Em sua curta passagem, agradeceu a dedicação de todos os profissionais e também ao grupo de jogadores, e acredita que o grupo conseguirá chegar ao acesso para a Série C do Brasileiro.

– Foi uma construção muito coletiva. Nestes momentos é muito complexo falar para falarmos apenas de uma pessoa. O clube tem muitas pessoas trabalhando no dia a dia, se esforçando, para que possamos chegar na Série C. Durante estas duas semanas, os funcionários foram muito solidários comigo, não se pouparam. Nas concentrações, ficamos altas horas estudando e planejando o que iríamos fazer. E tem também os jogadores. Eles são peças chaves. Tiveram uma abordagem comigo, me receberam muito bem. Esta vitória foi muito mais dos atletas e das pessoas que estão no entorno, trabalhando para que o clube atinge este objetivo de chegar na Série C – enfatizou.

Agora sob o comando de Paulo Roberto Santos, a Ferroviária se prepara para o duelo deste sábado, às 15h, contra o líder da chave, o Bangu, no estádio Moça Bonita, no Rio de Janeiro, no encerramento do primeiro turno da competição.