Home Agronegócio

Curso ensina que com manutenção os tratores terão melhor desempenho e maior produtividade

Um dos cursos mais solicitados em empresas agrícolas na atualidade é o que ensina o trabalhador a operar, bem como manter um trator em condições de oferecer segurança e capacidade produtiva.

86
Trabalhadores acompanham as orientações do isntrutor na Fazenda Entre Rios da Citrosuco

De 07 a 11 de fevereiro o Sindicato Rural de Araraquara e o Senar SP organizaram na Fazenda Entre Rios, pertencente a Citrosuco e localizada em Boa Esperança do Sul, o curso de Operação e Manutenção de Tratores. Os participantes tiveram a orientação do instrutor Marcelo Perrone.

“A operação com tratores agrícolas não é tão simples, pois exige o conhecimento técnico e habiliodade para a execução das tarefas pertinentes ao seu trabalho”, pontuou o instrutor que é um dos mais conceituados da área no interior. Também na apresentação do programa, Perrone, argumentou que – para isso, o operador terá de preparar e manter o trator agrícola adequado  para as atividades do dia-a-dia.

Para o coordenador regional do Senar, engenheiro agrônomo João Henrique de Souza Freitas, nas propriedades agrícolas o curso é um dos mais requisitados na atualidade pois as empresas devem capacitar os seus trabalhadores e fazer com que as normas regulamentadoras sejam cumpridas.

O acompanhamento de aulas práticas na propriedade

Ele também destacou que “não basta apenas saber operar o trator, mas ter o conhecimento da legislação do trânsito, segurança, higiene, preservação do meio ambiente, postura e precauções de acidentes no trabalho”. João Henrique acompanhou a realização do programa e no final ressaltou que isso faz com que o operador aumente a vida útil da máquina e previna-se de acidentes no campo.

Marcelo Perrone, dentro da grade de capacitação, mostrou a importância da manutenção da máquina que na verdade – disse ele – nada mais é que um conjunto de operações, visando a conservação do trator para mantê-lo em condições de uso.

O importante, comentou o instrutor, é que quando realizada no período certo e de forma correta, a manutenção garante um melhor aproveitamento da máquina e aumenta sua vida útil, resultando em operações com qualidade e menor custo operacional. E completou: “O período de manutenção preventiva de tratores agrícolas pode variar de marca para marca, portanto o manual do operador deve estar sempre à mão.

Os trabalhadores participantes do curso se sentiram plenamente satisfeitos com o aprendizado, entendendo que – o ensinamento enriquece os conhecimentos técnicos e dá suporte para execução de tarefas com maior segurança.

Mais uma turma que acaba de ser formada na Entre Rios