A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), através do setor Embrapa Hortaliças oferece uma capacitação para interessados no cultivo de Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc) em pequenos espaços e aprender sobre o seu cultivo em quintais, varandas e pequenos estabelecimentos rurais.
Essas plantas rústicas apresentam qualidades nutricionais que representam um importante papel para a segurança alimentar das famílias, que terão à sua disposição alimentos que fornecem os nutrientes necessários para uma dieta saudável e diversificada.
Mais de 300 espécies são catalogadas como PANC, sendo que 50 dessas plantas estão sendo objeto de ações de recuperação e multiplicação na Embrapa Hortaliças. O curso contempla as espécies mais conhecidas como: almeirão-de-árvore, amaranto, azedinha, beldroega, bertalha, capuchinha, cará-do-ar, caruru, chaya, chuchu-de-vento, dente-de-leão, fisális, jambu, major-gomes, mangarito, moringa, muricato.
De acordo com o pesquisador Nuno Madeira, que desde 2006 coordena os trabalhos com essas plantas, acredita que além do debate a respeito da segurança alimentar, a produção e consumo destas hortaliças é uma forma de resgate histórico-cultural dos tempos em que o Brasil era majoritariamente rural.
“Em contato com a equipe de TT, ela apontou o potencial das espécies, não apenas como fonte de nutrientes e de segurança alimentar, mas também pela possibilidade de serem cultivadas em quintais, jardins e vasos, com baixo custo e pouco esforço de manutenção”, destaca Carvalho
Objetivos
No curso, o participante vai conhecer formas de começar uma horta PANC, como a preparação de compostagem e vermicompostagem, o uso de adubação verde, quais recipientes e solos mais adequados. Além de planejar a produção de acordo com o espaço disponível, escolher as hortaliças PANC mais apropriadas e onde encontrar sementes e mudas para iniciar sua horta. Na capacitação também estão inclusos vídeos, leituras complementares e uma avaliação de aprendizagem.
O curso tem uma carga horária total de 12 horas e as inscrições já estão abertas. Foram disponibilizadas 10 mil vagas para a primeira turma, que podem ser ampliadas a depender do público interessado. As vagas são limitadas e a capacitação ainda não possui data de início. Você pode se inscrever clicando aqui.