Início Agronegócio

“Há falta de informação sobre o que Brasil faz na área climática,” diz presidente do Banco Central

O mercado global de créditos de carbono está se recuperando

17

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, avaliou nessa semana que os investidores internacionais não estão devidamente informados sobre as ações do Brasil para o desenvolvimento de atividades ambientalmente sustentáveis.

Segundo ele o “O Brasil tem um grande potencial em negócios sustentáveis. Existe falta de informação grande sobre o que Brasil faz na área climática“.

O presidente do Banco Central citou que o mercado de títulos verdes no Brasil soma apenas US$ 1,5 bilhão, o que, segundo ele, é muito pouco diante de um mercado global de mais de US$ 400 bilhões, Campos Neto avaliou que o Brasil pode ser um grande centro de negociação de créditos de carbono.

Segundo ele, o mercado global de créditos de carbono está se recuperando. “Esse mercado vinha em um movimento crescente, na crise de 2008 os preços desses créditos caíram bastante. É um mercado muito cíclico. Mais recentemente, esse mercado voltou a se recuperar. É um mercado importante que tem um papel fundamental”.

O presidente do BC citou as iniciativas da autoridade monetária em estimular práticas sustentáveis no setor financeiro, bem como o financiamento das boas práticas ambientais.