Home Agronegócio

Jovem Agricultor do Futuro: histórias que não devem ser esquecidas jamais, diz Aluno Destaque

Cada curso que se encerra (Jovem Agricultor do Futuro) os diretores do Sindicato Rural de Araraquara e o SENARSP se orgulham em entregar para o mercado de trabalho novos profissionais que vão viver a agricultura em toda sua essência. Neste final de ano a formatura dos alunos da Escola do Campo no Assentamento Bela Vista provou que as entidades estão no caminho certo.

218
Os diretores do Sindicato Rural, Nicolau de Souza Freitas (presidente) e Marcelo Xavier Benedette (tesoureiro) com as instrutoras e o grupo de formandos da Bela Vista

Foi no dia 20 de dezembro de 2023 que aconteceu o encerramento do programa Jovem Agricultor do Futuro realizado no Assentamento Bela Vista, um dos mais antigos da região. O curso uma vez mais foi parceria do Sindicato Rural de Araraquara com a Prefeitura Municipal e a Escola do Campo “Professor Hermínio Pagotto”, com todo suporte e acompanhamento do SENAR-SP, através da sua coordenadoria regional administrada pelo engenheiro agrônomo João Henrique de Souza Freitas.

De acordo com a grade organizada pelo SENAR, o programa que teve início no dia 3 de abril do ano passado atenderia os filhos de produtores rurais de 14 a 17 anos, com solicitação de 4 horas diária no contra horário da escola. Quer dizer, os alunos desenvolveriam a parte escolar num período e as atividades rurais seguiriam num outro.

Momento de euforia para as alunas

A responsável pedagógica Mariana Camargo Leite Freitas conta que trabalhou durante o ano com os jovens em módulos diversificados, ao todo 9, estando inclusos entre os temas: oficina do aprender, linguagens e códigos, projeto de vida, trabalho em equipe, promoção da saúde , ética e cidadania, estudo de gestão de recursos humanos, cultura e lazer, ação comunitária, atendimento ao cliente, projeto profissional, comercialização e marketing e finalizou com elaboração do projeto de empreendimento agrícola, onde cada jovem escolhe um trabalho para apresentar no final do curso.

Indagada sobre sua participação como dirigente no programa, Mariana se diz satisfeita com a evolução que os jovens tiveram durante toda programação. ”Observar o crescimento e o amadurecimento de cada um deles me deixa muito feliz, pois instrutor e participante estão unidos na busca do desenvolvimento de suas competências para a vida, convivência e trabalho, mediados pela ação requerida do projeto e pela reflexão sobre ela.

Mulheres assumindo papel importante na agricultura

Um dos momentos marcantes do projeto aconteceu em setembro e outubro, quando a Escola Municipal de Ensino Fundamental do Campo “Professor Hermínio Pagotto” recebeu a visita de alunos do CAIC Vale do Sol e também da EMEF “Gilda Rocha de Mello Souza”, que fica no Jardim Indaiá, sendo um encontro onde os visitantes puderam sentir a importância de se viver no campo, tendo um contato com a natureza.

Na oportunidade, cerca de 300 crianças e adolescentes vivenciaram a experiência de uma escola com essa característica e suas especificidades. Essas atividades também contaram com a parceria do Projeto Jovem Agricultor do Futuro, alunos da comunidade e alunos do 9º ano que apresentaram o minhocário e a horta da escola dando uma super aula de sustentabilidade.

As instrutoras Mariana, Letícia e o aluno Geovani Maximo Martins que apresentou o melhor trabalho do ano, ganhando o Prêmio Destaque com o tema: Compostagem e o uso na sociedade contemporânea

Para eles também foi explicado o objetivo do programa Jovem Agricultor do Futuro, organizado pelo Sindicato Rural e Senar, cujo objetivo é proporcionar ao jovem aprendiz a educação básica e genérica necessária ao trabalho em todas as atividades produtivas do meio rural, transformando o potencial destes jovens em competência para toda a vida. Os módulos – total de nove – começaram em 2023, no dia 03 de abril, lembra a instrutora pedagógica Mariana Camargo Leite Freitas.

No começo do curso o engenheiro agrônomo João Henrique de Souza Freitas, coordenador regional do Senar, já havia comentado sobre a importância destes jovens participarem do projeto, pois considera que – as pessoas saindo da adolescência encontram novos caminhos para viver  outra etapa da vida, agora com uma atividade profissional, colaborando com os pais no trabalho desenvolvido na agricultura.

“O jovem muda nos seus relacionamentos em casa e no trabalho, por conta da interação e também por ter um contato mais pleno com a natureza”, comentou o coordenador, reafirmando que os participantes passam a ter a dimensão exata da importância do programa Jovem Agricultor do Futuro, lhes dando uma visão do futuro.

Momento de descontração na festa de formatura

FOI UM TOTAL DE 464 HORAS DISTRIBUÍDAS EM 9 MÓDULOS

A instrutora articuladora Letícia Ariadne Adalberto de forma incisiva destaca o empenho dos alunos em manter a produção de maneira sustentável, priorizando o meio ambiente e o lado empreendedor de cada um. Foram realizadas oficinas sobre plantio convencional e orgânico, compostagem, vermecompostagem, caldas para a substituição de agrotóxicos, controle de pragas e ervas daninhas. Finalizando com um trabalho de conclusão de curso (TCC) escrito e apresentado pelos próprios alunos.

Como se observa o trabalho que ambas as dirigentes desenvolveram tem uma forte sintonia no ensinamento e a formatura no dia 20/12 foi de grande emoção, com a apresentação do melhor trabalho do ano, onde ganhou destaque o jovem Geovani Maximo Martins com o tema “Compostagem e o uso na sociedade contemporânea”, que lhe valeu um prêmio e o título Destaque do Curso.

A recordação num dos pontos importantes da vida de cada um

Durante a festa, Geovani estava eufórico: “Foi muito bom esse ano para mim. Foi um ano de várias descobertas e aprendizados, por ser de uma realidade que eu não vivia até uns 7 meses atrás, e sinto que o curso abriu meus olhos a um modo de pensar novo e consequentemente a um modo de vida novo que só seria possível conhecer através do curso Jovem Agricultor do Futuro”.

Quando o coordenador regional do SENARSP perguntou a ele sobre o ensinamento adquirido o aluno homenageado afirmou: “Sobre a minha experiência no decorrer do curso posso dizer que foi fantástico aprender coisas novas; para mim sempre foi legal, eu gosto de sempre estar aumentando meu conhecimento e por se tratar de uma área totalmente nova eu estava empolgado e fui dia após dia gostando cada vez mais de estar ali, aprendendo não só com as instrutoras, mas também com meus colegas de classe com vivências diferentes.”

Outra particularidade foi o agradecimento feito às instrutoras, citando-as individualmente: “Mariana, uma das pessoas mais incríveis que eu já conheci, posso falar sem medo algum que foi a pessoa que mais me ajudou esse ano, a superar medos antigos, tirar pedras do meu caminho e muito mais, me escutou quando eu precisava falar e ninguém queria ouvir, obrigado por estar comigo em quase todos os momentos que eu precisava nos bons e ruins.”

O começo de tudo para uma nova vida

Sobre Letícia, Geovani foi objetivo e disse – se eu pudesse resumir essa pessoa em uma palavra seria alegria, ela exala alegria e felicidade; por onde passa diverte e contagia todo mundo ao seu redor ao mesmo tempo em que consegue ser uma ótima profissional; alguns dos momentos mais felizes que tive foi em suas aulas e tudo que posso dizer a você é obrigado por estar comigo esse ano também, porque na aula dela a coisa era muito louca pelo simples motivo que todo mundo ria e se divertia muito.

E finalizou seu depoimento que é encaminhado ao SENARSP como gratidão: “Obrigado a todos que fizeram parte dessa minha trajetória e esse foi um pedacinho do meu ano de 2.023 no Curso Jovem Agricultor do Futuro.”