Home Agronegócio

Luto no quarto de milha: morre Roxão, cavalo campeão em competições de vaquejadas

Nome conhecido, o animal foi chave importante na história da modalidade no país, onde conquistou mais de 1,4 mil produtos registrados na ABQM

621
Cavalo virou estrela entre os que formam a raça Quarto de Milha

Conhecido como Roxão, o cavalo Silver Wild SLN, morreu nesta semana aos 27 anos. Nome conhecido nas competições de vaquejadas, o animal foi chave importante na história da modalidade no país, onde conquistou mais de 1,4 mil produtos registrados na Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha ao lado de seu dono Jonatas Dantas Filho e tornou-se um garanhão de peso nas pistas e campeão na reprodução.

“Um cavalo extraordinário, que deixa uma contribuição imensa à raça, especialmente para a vaquejada, que consagrou a sua genética e filhos que fazem valer o boi em pista”, destacou Caco Auricchio, presidente da ABQM em nota oficial.

Nas redes sociais, o proprietário do animal Jonatas Dantas Filhos e fundador da Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ), também lamentou a morte do animal. “A força divina me guiou ao encontro desse cavalo. Alcancei o meu sonho, ao fazer o primeiro garanhão campeão nas pistas de vaquejada. E fomos além dos títulos, com muita fé, inovação e trabalho, criamos o maior produtor da vaquejada. Gratidão a Deus, por eternizar a maior lenda da história da vaquejada e por ter unido acima de tudo um propósito entre o homem e o animal, que toca até hoje o coração de milhões de pessoas. Pra sempre, Roxão.”