Início Agronegócio

Maior área de proteção ambiental é brasileira

Florestas e matas nativas cobrem 66,3% do território brasileiro. Nenhum outro país preserva tanto. Números foram elaborados pela Embrapa Territorial

38

Se jogo é sobre a preservação ambiental, o Brasil é o campeão supremo. Nenhum país no mundo preserva mais florestas e matas. A área total coberta com vegetação nativa é de 563,7 milhões de hectares, o que representa mais da metade do território brasileiro de 850,3 milhões de hectares. Ou seja, 66,3% do nosso País é coberto por áreas verdes. É a maior área de proteção ambiental do mundo.

Para se ter uma ideia, essa área corresponde ao território de cerca de nove Franças ou de 16 Alemanhas! Os países europeus possuem respectivamente 64,1 milhões de hectares e 35,7 milhões de hectares de área. Um hectare, medida de área mais utilizada no agro, equivale a 100 quilômetros quadrados.

A Embrapa Territorial, de Campinas (SP), fez essas contas. Outro órgão que corrobora com os dados é o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o braço da preservação ambiental da Organização das Nações Unidas.

Só de unidades de conservação ambiental como parques, florestas e reservas indígenas, o PNUMA contabiliza 247 milhões de hectares de terras protegidas. “É a mais extensa área nacional terrestre de proteção no mundo”, diz o relatório do PNUMA.

Agro é o que mais preserva

As contas do Brasil da área de proteção ambiental são mais completas que os cálculos do PNUMA. Se o Brasil já é campeão com 247 milhões de hectares, imagine se forem considerados os números totais de preservação de 563,7 milhões de hectares!

Sabia que é o produtor rural que mais sustenta esse número? Abaixo detalhamos os números da preservação no País:

Descrição da área Tamanho (em milhões de hectares) % em relação ao território do Brasil
Áreas de preservação em propriedades rurais 218,2 25,6%
Áreas de conservação integral 88,4 10,4%
Terras indígenas 117,3 13,8%
Vegetação nativa em terra pública 139,7 16,5%
Total da área protegida no Brasil 563,7 66,3%

E pode confiar nesse número. Foi elaborado pela Embrapa Territorial, com uso de imagens via satélite e o cruzamento de informações vindas do Sistema Florestal Brasileiro (SFB), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Ministério do Meio Ambiente (MMA), da Fundação Nacional do Índio (Funai), do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), da Agência Nacional de Águas (ANA) e do extinto Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), hoje absorvido pelo Ministério da Economia.

Brasil e Estados Unidos

A Embrapa Territorial elaborou um gráfico do uso das terras nos Estados Unidos. O gráfico é análogo ao gráfico do uso de terras no Brasil. Para a construção dessa informação, os pesquisadores brasileiros tiveram como base os dados do Serviço de Pesquisa Econômica do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (ERS/Usda, na sigla em inglês).

Confira abaixo como ficou esse resultado:

Uso e ocupação de terras no Brasil
Uso e ocupação de terras nos Estados UnidosCom informações AgroSaber