
A alemã Volkswagen está focada no mercado de carros híbridos e elétricos e pretende lançar no mercado brasileiro cerca de seis modelos híbridos flex (com motor movido a etanol e outro elétrico) nos próximos cinco anos. A informação foi divulgada pelo presidente da companhia nos países da América Latina, Pablo Di Si, em entrevista à Folha de S.Paulo.
“Nos próximos cinco anos, vamos lançar seis veículos híbridos flex no Brasil. […] A parte fácil é lançar o carro. O difícil é construir todo o ecossistema para o abastecimento. Até pouco tempo atrás, não havia sequer regulação na Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) prevendo a mobilidade elétrica”, avalia Di Si.
De acordo com o executivo, a Volkswagen tem o compromisso de lançar carros elétricos em nível global. Mas para a América Latina essa realidade ainda não é viável. “Não existe infraestrutura de abastecimento. Aqui, porém, existe o etanol, uma alternativa excelente”, comenta.
Di Si, está confirmado para debater sobre esse tema na próxima quarta-feira, 22/9, às 19h, durante o Webinar JornalCana que terá como tema: O Papel do Etanol no Futuro da Mobilidade – Carros Elétricos X Célula de Combustível.
Compõem o painel:
- Alfred Szwarc, consultor de emissões e tecnologia da UNICA e diretor da ADS Tecnologia e desenvolvimento sustentável
- Gonçalo Pereira, professor da Unicamp
- Luiz Augusto Horta Nogueira, Professor UNIFEI, Pesquisador NIPE/UNICAMP
- Pablo Di Si, presidente da Volkswagen América Latina