Início Agronegócio

Prefeito de Motuca recebe doação de máscaras no Sindicato Rural

Sindicato Rural de Araraquara, Senar SP, Canasol e Sebrae entregaram nesta manhã de sexta-feira (10) um lote de mil máscaras de proteção ao município de Motuca

30
Nicolau de Souza Freitas (Sindicato Rural), João Henrique de Souza Freitas (Senar SP), João Ricardo Fascineli (Prefeito de Motuca) e Olavinho de Córdis (Canasol) durante a entrega das máscaras de proteção

O prefeito do município de Motuca, João Ricardo Fascineli (PT), recebeu na manhã desta sexta-feira (10) no auditório do Sindicato Rural de Araraquara uma doação de mil máscaras que foram confeccionadas por costureiras voluntárias que participaram de curso de capacitação profissional.

O programa realizado pelo Senar SP e o Sindicato Rural, teve o apoio da Canasol e do Sebrae em abril. Para o coordenador do Senar, engenheiro agrônomo João Henrique de Souza Freitas, a ação social se desenvolveu por cerca de 10 dias, sendo confeccionadas cerca de 12 mil máscaras.

A partir daí as entidades participantes do movimento iniciaram o processo de distribuição antes da aceleração da pandemia: “Foi a nossa forma de contribuir com a nossa comunidade; entendemos que a união de todos demonstra solidariedade e afirmação nos objetivos de que juntos seremos ainda mais fortes”, comentou João Henrique durante a cerimônia de entrega.

Ao receber as máscaras o prefeito João Ricardo Fascineli disse que o município está enfrentando a pandemia de maneira organizada e sem registro de casos graves. “Nestes mais de 100 dias de pandemia tivemos 24 casos de contaminação e nenhum óbito. Isso mostra que a população atendeu o nosso apelo e buscou o isolamento, ainda que a cidade seja pequena (cerca de 5 mil habitantes) tivemos que criar regras para evitar a propagação do vírus”, argumentou o prefeito.

Também por se tratar de um comércio com atividades bem restritas não houve necessidade do fechamento, mas sim de um controle mais rígido na circulação das pessoas e o uso obrigatório de máscaras, conta Fascineli.

Presidente do Sindicato Rural Nicolau de Souza Freitas e o prefeito de Motuca João Ricardo Fascineli

O presidente do Sindicato Rural, Nicolau de Souza Freitas, ao presentear Motuca com mil máscaras argumentou que, embora não fazendo parte da base territorial da entidade, o município é vizinho de Araraquara e merece um tratamento de respeito e carinho pelo relacionamento que ambas as cidades mantém. Ele se referiu também a necessidade do sindicato e a Canasol estarem aliados neste momento para que a pandemia não afete tanto o trabalho dos trabalhadores e produtores rurais. “Considero que vamos chegar a este público através das prefeituras”, concluiu.

Presente ao evento, Olavinho De Córdis, diretor da Canasol disse que – esta medida (entrega de máscaras) é importante porque, embora os trabalhadores estejam no campo não temos qualquer dimensão sobre as contaminações. Talvez pelo fato do trabalhador estar mais isolado tem menos risco mas isso não nos dá o direito de abandonar a causa. “A Canasol tem promovido movimentos sociais, doando máscaras, orientando trabalhadores e produtores, despertando em cada um os cuidados que devemos ter neste período. Máscaras, álcool em gel e o cumprimento de regras vão ajudar no combate ao vírus”, completou Olavinho.

O coordenador da campanha, João Henrique de Souza Freitas, além de enaltecer o trabalho feito pelo prefeito João Ricardo Fascineli, disse que “ainda há uma reserva para novas doações” e citou Gavião Peixoto, município integrante da base territorial, como o próximo a receberas máscaras de proteção nos próximos dias”. O coordenador regional do Senar destacou que – se for necessário a produção vai continuar, já que o objetivo é de conter o número de casos positivos para Covid 19.