Home Agronegócio

Presidente da Canasol cumpre agenda em Brasília nesta semana

Como membro diretivo da Feplana, o presidente da Canasol, Luís Henrique Scabello de Oliveira, permaneceu esta semana em Brasília. Um dos assuntos a aprovação na Câmara Federal da proposta que trata da liberação da venda direta de etanol aos postos de gasolina.

228
Presidente Alexandre Lima e o tesoureiro Luís Henrique Scabello de Oliveira, ambos da Feplana, com o coordenador Hermann Hoffmann, da RIDESA

Na manhã desta quarta-feira (20), o presidente da Canasol Araraquara, Luís Henrique Scabello de Oliveira participou de reunião com o presidente da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil, Alexandre Lima e o coordenador do programa de melhoramento de Cana pela RIDESA, Hermann Hoffmann. O araraquarense Luís Henrique é tesoureiro da Feplana, local onde aconteceu o encontro.

A RIDESA (Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético), é formada por 10 universidades federais e da qual Hermann Hoffmann é coordenador geral. Quando assumiu o cargo três anos atrás para substituir o professor Edelclaiton Daros, ele destacou que a responsabilidade seria grande, porém daria continuidade aos projetos criados.

“Vamos trabalhar para fortalecer a RIDESA e o relacionamento entre os programas de melhoramento das universidades que fazem parte da Rede, que por sinal já é afinado.” Na sua visão, é essencial sintonizar as competências e as particularidades de cada programa a favor da própria RIDESA. “O foco tem que ser a integração contínua, de modo que as universidades se complementem. Vamos trabalhar para que as dez universidades caminhem juntas, como se fossem uma só”, comentou Hermann na época.

Engenheiro agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo (Esalq/ USP), Hermann tem mestrado em Fitopatologia e Doutorado em Agronomia. Ingressou no Planalsucar (Programa Nacional de Melhoramento da Cana-de-açúcar) em 1977, trabalhando por vários anos na cultura da cana. Na UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) desde 1990, acompanhou de perto a criação da RIDESA.

A NOVIDADE

Em Brasília, durante o encontro na Feplana, Hermann anunciou que a RIDESA/UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) acaba de fechar contrato e vai fornecer variedades de cana para a Corporação Azucarera do Peru S/A, conhecida como a Coazucar. O conglomerado produtor de açúcar do Peru é um dos mais relevantes da América do Sul. Suas operações são formadas pelas usinas Casa Grande, Cartavio, San Jacinto e Agrolmos, e pelas operações agrícolas “Agraria Chiquitoy” e “Agrícola Sintuco”. Foi a Casa Grande que firmou contrato para aquisição de novas variedades de cana criadas pela RIDESA.

VENDA DIRETA DO ETANOL

Nesta manhã ainda, o presidente da Canasol comunicou aos associados da entidade em Araraquara e região, que foi aprovado relatório do relator substituto Dep. Elias Vaz, pela aprovação (PDC 978/2018). A proposta trata da liberação da venda direta de etanol aos postos de gasolina.

Atualmente, as usinas de álcool são obrigadas a repassar o biocombustível produzido para as distribuidoras

Representantes dos donos de postos de combustível procuravam um atalho para tentar reduzir custos e, por consequência, diminuir o preço do litro do etanol em todo o país. Uma das alternativas seria comprar o biocombustível direto das usinas, ao contrário do que é feito, com as distribuidoras como intermediárias.

REUNIÕES SEGUEM

Outras duas reuniões serão acompanhadas pelo dirigente da Canasol até o final da tarde; uma delas vem acontecendo na Câmara Setorial da Cana e em seguida os integrantes da Comissão Nacional de Cana, além dos vários assuntos pautados, farão uma avaliação dos encontros realizados pelo setor nesta semana.