Home Agronegócio

Produção sustentável tem crescimento no país

Área com tecnologias sustentáveis e financiadas pelo programa cresceu 47% de julho a dezembro em relação ao mesmo período do ano-safra anterior

330

Sustentabilidade ambiental, social e econômica. Um tripé que fomenta uma agricultura mais sustentável no Brasil e vem crescendo ao longo do tempo com apoio do programa ABC, uma linha de crédito focada em agropecuária sustentável e também mitigadora de gases de efeito estufa.

O programa ABC integra o Plano ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, sendo responsável pelo financiamento.

“O plano de agricultura de baixa emissão de carbono, é uma das maiores políticas públicas do mundo para fomentar uma agropecuária mais sustentável. De 2010 a 2018, mais de 50 milhões de hectares no Brasil adotaram uma das seis tecnologias fomentadas pelo Plano ABC”, explicou a diretora do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação, do ministério, Mariane Crespolini.

ÁREA FINANCIADA PELO PROGRAMA ABC

De julho a dezembro de 2020, a área agrícola financiada pelo programa superou 750 mil hectares, equivalente a cinco vezes a área da cidade de São Paulo. Na comparação com o mesmo período do ano-safra anterior, houve um crescimento de 47%.

A recuperação de pastagens degradadas, que soma 372,5 mil hectares, é a tecnologia mais buscada pelos produtores rurais para financiamento pelo programa. Em seguida estão o plantio direto, integração lavoura-pecuária-floresta e sistemas agroflorestais.

Podem ser financiadas ainda tecnologias para o tratamento de dejetos animais, a fixação biológica de nitrogênio e o cultivo de florestas plantadas. Além da adequação das propriedades ao Código Florestal, por meio da recuperação de reserva legal, áreas de preservação permanente, recuperação de áreas degradadas e implantação e melhoramento de planos de manejo florestal sustentável.

NA PRÁTICA

O pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Florestas e produtor rural Abílio Pacheco trabalha há mais de dez anos com o sistema de integração lavoura-pecuária-floresta, um dos itens que é financiado pela linha de crédito do ABC. Ele explicou que esse é um modelo que permite produzir de forma que o solo continue viável para as futuras gerações.