Início Agronegócio

Saiba como Bill Gates deixou a batata-doce brasileira mais rica

Premiado no ano passado, o vegetal possui 11,5 vezes mais nutrientes que variedade comum

40

O toque de ouro do multimilionário americano Bill Gates não está restrito apenas ao campo da inovação tecnológica na computação. À frente da Fundação Bill e Melinda Gates que mantém junto com sua mulher, ele já investiu em soluções para resolver a falta de saneamento em países pobres e tem olhado interesse para a tecnologia agrícola como ferramenta para combater a fome no mundo. Nesse sentido, sua fundação acompanhou de perto e investiu em soluções para o agro brasileiro.

Com a ajuda de Gates, uma variedade de batata-doce cultivada em território nacional, ficou ainda mais rica do ponto de vista nutricional. Além do tubérculo, que hoje é considerado a sensação do mundo fitness, outros vegetais como abóbora, arroz, feijão, mandioca, o milho e o trigo enriqueceram com investimentos de parte da fortuna de Gates, .

A riqueza desses alimentos não pode ser representada em dólares, mas em nutrientes. Através de uma série de pesquisas do Projeto BioFort Brasil, desenvolvido pela Embrapa Agroindústria de Alimentos, com sede no Rio de Janeiro (RJ), foi obtida uma lista de alimentos muito mais nutritivos.

As pesquisas contaram com o apoio financeiro da Fundação Bill e Melinda Gates e mais uma rede de investidores do Reino Unido e do Canadá, segundo o pesquisador e coordenador do Projeto BioFort, Luiz Viana de Carvalho.

“Em dez anos, eles doaram em média US$ 500 mil por ano para esse projeto da Embrapa. Foi um dinheiro muito bem aplicado e que trouxe grandes resultados à obtenção de alimentos mais nutritivos.” Confira no quadro abaixo:

Batata-doce premiada

Os pesquisadores da Embrapa conseguiram aumentar em 11,5 vezes a quantidade da pró-vitamina A (betacaroteno) da batata-doce. Numa variedade comum, a cada 1 grama contém em média 10 microgramas do nutriente.

Na variedade melhorada, a cada 1 grama de batata-doce, há 115 microgramas desse nutriente. A batata foi considerada um caso de sucesso tão impressionante que mereceu estar entre as quatro soluções premiadas internacionalmente por envolver a agricultura familiar e nutrição, segundo a Fontagro, um instituto de cooperação entre os países da América Latina, Caribe e Espanha.

Enriquecimento de A a Z

O processo de enriquecimento nutricional é natural, feito com o cruzamento convencional entre as plantas. Em geral, são cruzadas as plantas com índice maior de nutrientes, com as variedades mais produtivas. Dessa técnica saem os variedades que vão originar os alimentos. Os principais nutrientes enriquecidos são a vitamina A, pró-vitamina A (betacaroteno), e os minerais ferro e zinco.

O que é betacaroteno?

Nutriente fundamental para a saúde, o betacaroteno ao ser ingerido é convertido em vitamina A e age como um antioxidante retardando o envelhecimento das células.

Trata-se de um nutriente tão essencial que, atualmente, fornece 50% da vitamina A presente no organismo humano. Por isso ele é chamado de pró-vitamina A. O betacaroteno é a substância que dá a cor vibrante da cenoura, do caqui, da manga, e, graças a cientistas brasileiros da Embrapa, está agora mais presente com mais intensidade na batata-doce.

Fonte: AgroSaber