Home Agronegócio

Senar e Sindicato Rural capacitam trabalhadores para o uso correto do agrotóxico em Gavião

Foram três dias de aula para os trabalhadores de uma empresa de Gavião Peixoto assimilarem a forma correta e segura da aplicação do agrotóxico. Instrutor Clóvis Colete elogiou o comprometimento dos alunos que estão certificados para o desempenho da função.

29
Aula teórica para os alunos

A Prefeitura de Gavião Peixoto estabeleceu parceria com o Sindicato Rural de Araraquara e o SENAR-SP, visando a promoção de um curso de capacitação para os trabalhadores de uma empresa que presta serviços ao município na área de jardinagem.

Durante três dias os alunos, em uma sala agregada a um galpão da prefeitura na entrada da cidade, estiveram comprometidos com o programa de ensinamento, havendo grande receptividade, tendo em vista ser Gavião Peixoto estar inserida em uma região tipicamente agrícola.

O curso em pauta – Uso Correto e Seguro do Agrotóxico, foi realizado durante três dias – 05, 06 e 07 de junho, seguindo a legislação estabelecida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e em cumprimento às normas regulamentadoras (NR 31.7).

A primeira imagem mostra o trabalhador atuando de forma errada; a segunda está correta

O instrutor Clóvis Colete, que atua pelo SENAR-SP, explicou que normalmente esses cursos são realizados para atender a demanda da empresa ou do órgão público: “Esses trabalhadores vão realizar alguma atividade temporária em que utilizarão o agrotóxico ou então tiveram o vencimento do curso e precisam realizar uma atualização para obtenção do novo certificado”.

Comprometidos com o aprendizado, os participantes tiveram o respaldo da Prefeitura Municipal e também da empresa que acompanhou a implantação do programa. O coordenador regional do Senar, engenheiro agrônomo João Henrique de Souza Freitas,  fez o acompanhamento, entendendo que os trabalhadores sempre tiveram o pensamento voltado para a preservação da saúde, e que estar junto deles na orientação, significa dar segurança,  comentou.

“O importante é capacitar os trabalhadores, dando a cada um deles o ensinamento necessário para que possam ter ascensão profissional, pois o mercado de trabalho na atualidade exige formação técnica e este curso vem de fato para ensinar”, argumentou o coordenador.

Os alunos agora aguardam uma segunda fase do curso que é o trabalho de manipulação do agrotóxico quando verão a forma correta do preparo e uso do produto

Para Colete, com a certificação os alunos estão aptos a manusear agrotóxicos de maneira segura em relação a saúde e meio ambiente, uma vez que o treinamento foca os 3 pilares, segurança, saúde e meio ambiente. “Neste momento vivemos a parte teórica explicando os riscos que os produtos agrotóxicos podem causar”, comentou.

O programa abrange de forma complexa etapas interessantes como as abordagens teóricas e práticas, que envolvem desde a aquisição dos produtos, transporte e armazenamento; passando pela parte da aplicação, com a identificação da classificação toxicológica, interpretação da bula, preparo e equipamentos de proteção individual; até a destinação correta das embalagens utilizadas.

O uso correto dos defensivos agrícolas, impede danos à saúde do aplicador, e da população e ao meio ambiente, concluiu o instrutor, orgulhoso com o desempenho de todos.