Início Agronegócio

Senar e Sindicato Rural formam eletricistas em Santa Lúcia

Podemos dizer que novos eletricistas capacitados pelo Senar e o Sindicato Rural já estão aptos para trabalhar com serviços de baixa tensão na região de Araraquara

97
Encerramento do curso de eletricista em Santa Lúcia

Visando fortalecer o conhecimento técnico de trabalhadores, produtores rurais e interessados em ingressar no mercado de trabalho o Sindicato Rural e o Senar continuam promovendo cursos profissionalizantes no município e região. Desta feita importante programa de ensinamento foi ministrado pelo instrutor Luiz Carlos Serrano aconteceu em Santa Lúcia, município que faz parte da base territorial do Sindicato Rural de Araraquara.

De 27 a 30 de outubro os alunos se reuniram para o aprendizado e em meio a fios, interruptores, conectores e lâmpadas colocados num bom espaço sobre as mesas e ali manuseavam os materiais, durante o curso que o Senar SP identifica como Eletricista – Instalações Elétricas de Baixa Tensão.

Os alunos partticipando de aula prática

Foram quatro dias de aulas teóricas e práticas, totalizando 32 horas de curso, com oito horas de aula cada um. Segundo o instrutor Luiz Carlos Serano, inúmeras são as abordagens feitas durante o programa apresentando como noções básicas sobre eletricidade, materiais utilizados, ferramentas e instrumentos necessários e técnicas de instalações. Um dos aspectos fundamentais comentou Serrano logo na abertura do curso, é a segurança. “Mas nós estamos aqui para orientar vocês, buscando torná-los grandes profissionais”, arrematou.

O coordenador regional do Senar, engenheiro agrônomo João Henrique de Souza Freitas que acompanhou o desenvolvimento do programa disse que num primeiro momento é importante que os alunos tenham noções sobre os materiais adequados, a montagem padrão, qual tipo de cabo no relógio, disjuntor, até o quadro de distribuição. “Através do instrutor indicado pelo Senar é feita a simulação do levantamento de carga, medição da potência de cada equipamento, como chuveiro, ar condicionado, iluminação, e depois a divisão em circuitos. São conhecimentos básicos, porém é assim que a capacitação começa para o pessoal ter noções sobre a forma correta de trabalhar com instalações elétricas”, disse o coordenador.

Teste final e a euforia pela profissão que passam a exercer

Uma das orientações dadas pelo Senar e o Sindicato Rural está relacionada ao cumprimento das regras impostas pela Saúde Pública procurando evitar a propagação do coronavírus, havendo neste período de quarentena uma redução no número de participantes, uso de máscaras, álcool em gel à disposição, materiais de estudo desinfetados, e manutenção do distanciamento. Os participantes recebem gratuitamente material didático e certificado de conclusão.

Para Serrano, o instrutor do Senar, o eletricista é um profissional habilitado a fazer instalações elétricas em ambientes residenciais, comerciais e industriais, seguindo normas técnicas e de segurança. Fazer manutenção elétrica e instalar equipamentos eletrônicos também estão entre suas funções, o que lhe gera uma boa renda.

Os eletricistas qualificados podem trabalhar na indústria, na construção civil, empresas petroquímicas, prestadoras de serviço, em órgãos públicos e como autônomos