Início Cidade

Comitê do coronavírus de Araraquara reforça cuidados quanto a doença

Ressaltando que a população deve continuar tomando os cuidados necessários para conter o avanço da doença

36

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara reforça nesta quinta-feira (19), que a população de Araraquara deve continuar tomando os cuidados necessários para conter o avanço da doença, evitando aglomerações, utilizando máscaras o tempo todo ao precisar sair de casa e higienizando frequentemente as mãos com água e sabão ou álcool em gel.

Os idosos são o principal grupo de risco, mas outros fatores devem gerar atenção para risco de complicações, como doenças autoimunes, doenças cardíacas, hipertensão, diabetes, obesidade, pacientes em tratamento de neoplasia (câncer), mulheres gestantes, além de outras comorbidades.

Reforçando que os principais sintomas da Covid-19 são febre, tosse, cansaço e falta de ar, mas também são relatados casos de perda de paladar e olfato.

E todas as pessoas com sintomas gripais devem continuar buscando o primeiro atendimento no Polo de Atendimento Estratégico do Coronavírus da UPA da Vila Xavier, onde é feita a testagem de todos os sintomáticos e o encaminhamento para leitos de observação ou para internação em UTIs, dependendo da gravidade do quadro clínico.

As outras estruturas de Saúde no combate à Covid-19 são o Hospital de Solidariedade (pacientes com diagnóstico positivo) e o Pronto-Socorro do Melhado (casos suspeitos e que aguardam resultado dos testes, a partir de segunda-feira). Esses locais só recebem pacientes transferidos da UPA da Vila Xavier.