Início Agronegócio

SENAR e Sindicato Rural promovem curso de Doma Racional em Nova Europa

A capacitação prepara trabalhadores que atuam diariamente com cavalos. Os alunos aprendem mais sobre o comportamento do animal, o perfil do domador, equipamentos utilizados, além de várias técnicas de manejo.

45
Participantes do curso realizado no Rancho São José/Haras do Júnior

O bem-estar animal e a utilização de técnicas de manejo adequadas, dispensando o uso da força são as bases do Curso de Doma Racional de Equinos, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o SENAR-SP, juntamente com o Sindicato Rural de Araraquara. O curso foi realizado em Nova Europa, no final de janeiro. A atividade faz parte da grade de cursos programados com antecedência pelo Senar e Sindicato Rural, sendo requerida pela empresa.

O coordenador regional do Senar durante visita feita ao local onde foi realizado o curso (Haras do Júnior)

O coordenador regional do Senar, engenheiro agrônomo João Henrique de Souza Freitas, visitou o local onde ocorreu o curso e conversou com os alunos sobre a importância do manejo adequado. João Henrique também destacou que, atualmente, a preocupação com o bem-estar animal é crescente, daí a necessidade de preparar os cavaleiros/vaqueiros ou quem dos animais for precisar para o desempenho de alguma função na propriedade.

“Hoje os animais são tratados a partir do entendimento do bem-estar animal; o público verá que o vaqueiro tratará o animal com toda a sensibilidade e de forma harmoniosa. A intensão é que percebam o manejo, tanto com o cavalo ou como com a boiada”, afirma o coordenador.

Os animais são bem tratados e sem nenhum tipo de trauma. Para tanto, no desempenho da atividade no campo os vaqueiros usam todos os equipamentos de proteção.

Já o instrutor diz que a doma racional é um processo onde o vaqueiro, tratadores ou pessoas que queiram trabalhar com cavalo precisam se inteirar, pois ensina acima de tudo o respeito com o animal, explorando seu potencial sem agressões, em forma de parceria. “Através do curso o aluno conhece todo o comportamento do cavalo, e aprende a tratá-lo com respeito e fazer com que o animal colabore. A doma ajuda na utilização do animal para o trabalho, esporte, equoterapia. É um curso importantíssimo para que as pessoas se conscientizem sobre a importância do animal, ressaltou o instrutor.

Para os participantes, o curso serviu para proporcionar mais profissionalismo às pessoas que trabalham com animais. “Muito importante esse curso promovido pelo SENAR que nos proporcionou mais conhecimentos. Para quem tem cavalos isso serve também para que possam observar melhor a forma como estão sendo tratados”, disseram.

João Henrique explicou aos alunos que o SENAR é uma instituição de Educação Profissional Rural voltada para produtores e trabalhadores rurais. Por meio de eventos educacionais trabalhando em sintonia com as exigências do mercado do trabalho.