O Sindicato Rural de Araraquara em parceria com o sistema Faesp/Senar, Sebrae, Coordenadoria de Defesa Rural Sustentável (CDRS) e Grupo Mulheres do Agro, realiza nesta quarta-feira (28) as comemorações do Dia do Agricultor. Trata-se de um evento tradicional que visa reconhecer o trabalho realizado pelo homem do campo.
O evento neste ano por conta da pandemia, será realizado na Fazenda Jangada Brava, na região de Boa Esperança do Sul, cumprindo-se todos os protocolos estabelecidos por decretos. Uso obrigatório de máscaras, higienização, são alguns dos instantes exigidos para que seja evitada a propagação do coronavírus, afirma Marcelo Xavier Benedette, diretor financeiro do sindicato.
Além da missa sertaneja a ser celebrada pelo padre Luís Antenor que terá acompanhamento de um coral formado por religiosos, pelo menos três palestras relacionadas ao agronegócio deverão ocorrer. O ponto alto do evento é a homenagem a ser prestada pelos organizadores ao agricultor Viriato Fernandes Nunes Junior, pelos serviços em prol do setor agro.
O HOMENAGEADO
Viriato nasceu em São Carlos no dia 18 de março de 1942. Filho de Alda Facchina Nunes e Viriato Fernandes Nunes, e neto de imigrantes italianos e portugueses. Casado com Maria de Lourdes, pai de duas filhas, Anna Paula e Patrícia é avô de cinco netos: Heloisa, André, Pedro, Giovanna e Letízia.
Seguindo a tradição da família de imigrantes, Viriato é torcedor fanático do Palmeiras desde criança. Ainda na infância, estudou na Escola Diocesano La Salle, mantendo desde esta época hobbies como montar quebra-cabeça e colecionar selos.
O homenageado se formou em Administração pela Faculdade ESAN (Escola Superior de Administração de Negócios) em São Paulo. Nesta época já se entusiasmava em trabalhar na administração da fazenda com seu pai, que era médico, mas abdicou de sua formação para administrar as fazendas da família.
Logo após o casamento e formatura, concretizou seu desejo e se mudou para uma das fazendas para trabalhar com seu o pai, iniciando seu trabalho como agricultor, no plantio de laranja e cana de açúcar; “A nossa família é uma das pioneiras no cultivo de laranja no Estado de São Paulo”, conta orgulhoso o homenageado.
Quando questionado sobre os desafios encontrados pelo caminho responde que “foi explorar uma fazenda abandonada há décadas em São Carlos. Reerguemos a propriedade em poucos anos e fiquei a frente da administração até o falecimento do meu pai, quando precisei assumir os negócios da família”.
Agora no comando e seguindo as tendências mais modernas da agricultura, Viriato tem focado o trabalho na plantação de laranja e faz parceria com uma empresa na plantação de cana de açúcar.
Com a crise da laranja e com olhar nas tendências de mercado, sua atenção se voltou para a cana de açúcar e outras culturas, em que ao longo dos seus 50 anos de experiência na agricultura, já cultivou algodão, amendoim, milho, soja, girassol, sorgo e pau de balsa e na pecuária, criação de gado.
Seus amigos relatam que Viriato é um homem apaixonado pela terra, defensor da agricultura e da sua importância para o Brasil, ensinando essa paixão para suas filhas e netos. De fato, hoje sua filha o ajuda na administração da fazenda, trazendo inovação e diversidade.
PROGRAMAÇÃO:
- 8h30 – MISSA SERTANEJA
Celebração: Padre Luiz Antenor
- 10h – HOMENAGEM
Viriato Fernandes Nunes Júnior
EM SEGUIDA PALESTRAS:
- HENRIQUE ADASZ
Presidente da ABATE
Tema: O uso de armas no meio rural
- RODRIGO HUNGUE NEY
Advogado da CONA-Confederação Nacional da Agricultura
Tema: As mudanças da NR31
- ANNA PAULA NUNES
Presidente do Grupo Mulheres do Agro de Araraquara
Tema: A participação da mulher no agronegócio
- 12h – ALMOÇO
ENTRADA: 1KG DE ALIMENTO NÃO PERECÍVEL