Início Agronegócio

Sindicato Rural e Senar ensinam como fazer máscaras

O curso realizado em Araraquara teve o apoio da Canasol e do Sebrae

198
A instrutora Sônia Soler e o coordenador regional do Senar, João Henrique de Souza Freitas

Nesta segunda-feira (27), na parte da manhã, o Sindicato Rural de Araraquara e o Senar-SP, com o apoio da Canasol e Sebrae, realizaram curso sobre Confecção de Máscaras de Proteção. O alvo foi permitir o acesso de pessoas ligadas ao meio rural à capacitação neste momento de apreensão por conta da propagação do coronavírus.

A ação também teve ainda outro objetivo: ensinar as participantes a confeccionar as máscaras para que depois, em casa, passem a produzir. As máscaras feitas serão doadas aos associados do Sindicato Rural e Canasol, bem como à instituições de caridade; assim as pessoas poderão estar mais protegidas contra a Covid 19”, disse o coordenador regional do Senar, João Henrique de Souza Freitas.

O curso de capacitação foi totalmente gratuito e faz parte da grade de ensino profissional, seguindo normas estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para confecção de máscaras com costura.

Segundo o coordenador que acompanhou a realização do programa, “essa capacitação é mais uma iniciativa que proporciona a continuidade das ações do Senar no meio rural”.

Além de ensinar a produzir as máscaras de proteção, o curso do Senar também ofereceu orientações sobre os cuidados necessários para evitar a contaminação com o coronavírus, levando em consideração às atividades rurais que exigem deslocamento e contato com pessoas e equipamentos.

As principais orientações são distância mínima de um metro e meio, lavar as mãos com água e sabão e cobrir o rosto com o cotovelo ao espirrar ou tossir. O treinamento também ensinou meios de manter a durabilidade da máscara de proteção seguindo as recomendações da OMS.

PARTICIPANTES

Vilma Aparecida Citta, Florisa Bonani, Luciene Citta e Elza Francisco
Eva de Almeida, Rosimeire Moyses, Iraci Alves e Rosimeire Socarato
Letícia Adalberto, Sandra Mauri, Sandra Souza Pinto e Fernanda Stochi
Mariana Freitas, Iracema Freitas e a instrutora Sônia Soler