Home Agronegócio

Sindicato Rural e Canasol participam da Facira a partir desta quarta-feira

A Facira este ano será marcada pela vinda de oito empresas portuguesas graças a ao acordo estabelecido entre as cidades de Araraquara e Torres Vedras.

311
Nicolau de Souza Freitas, Luís Henrique Scabello de Oliveira, Edinho Silva e Zinho Polez no lançamento da Facira na semana passada

O Sindicato Rural de Araraquara e a Canasol representarão na Facira deste ano o setor do agronegócio regional. Nicolau de Souza Campos e Luís Henrique Scabello de Oliveira, presidentes respectivamente das duas entidades acreditam no sucesso do empreendimento que está diretamente ligado ao desenvolvimento econômico e cultural de Araraquara.

Neste ano, a Facira acontecerá de 21 a 25 de agosto e será internacional, com presença de empresas de Torres Vedras (Portugal) na feira de negócios. A programação também integra as comemorações dos 202 anos de Araraquara.

Na semana passada, durante a cerimônia de abertura o prefeito Edinho Silva disse que, de alguma forma, as pessoas têm uma recordação da Facira. “É uma feira gratuita e solidária. Cada um tem uma história para contar da Facira. Ela passou a fazer parte da construção da identidade do povo de Araraquara. É a maior feira de lazer e solidariedade, gratuita, do Estado de São Paulo”, disse Edinho.

“Uma cidade tem que valorizar as suas tradições. Que as crianças e adolescentes possam, lá na frente, recordar fatos vividos na Facira. Muito obrigado a todos que constroem a história da Facira”, afirmou o prefeito, que também elogiou a diversidade da programação.

Para o presidente da Canasol, Luís Henrique Scabello de Oliveira, participar da feira não é estar envolvido apenas na movimentação econômica de Araraquara, mas também olhar o aspecto social: “É uma tradição que a comunidade deve preservar e nós que temos o privilégio de conviver com uma das maiores fontes de arrecadação do município – a cana-de-açúcar – também vamos mostrar a força do nosso trabalho”.

Para o vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto, que é o coordenador da feira pois está ela com centrada em sua pasta, a Facira é negócios, é festa, é solidariedade, com os recursos doados para as entidades assistenciais. É um momento de confraternização e de trazer toda a família para curtir as apresentações musicais. A Facira é um orgulho de Araraquara”, disse.

O presidente do Sindicato Rural de Araraquara, Nicolau de Souza Freitas, considera que todas as cidades têm festas populares versando sobre os mais diversos temas, mas a Facira diz ele, além de mostrar as riquezas da nossa terra, também permite sua transformação em uma vitrine onde cada empresa tem a oportunidade de apresentar o que produz.

Toda a programação é gratuita, mas pode ser solidária. O Fundo Social de Solidariedade disponibilizará um caminhão para receber doações de alimentos que serão revertidos às entidades sociais cadastradas e às famílias em situação de vulnerabilidade social.