Home Agronegócio

No dia 13 a finalização da Feira do Produtor Rural em Américo

83
Feira do Produtor Rural 20

Feira do Produtor Rural 20Maria Clara (Fundação Itesp), Ângela Nigro (Instrutora), João Henrique (coordenador regional do Senar), Dirce Oliveira e André Corrêa de Oliveira, ambos da Prefeitura de Américo

Durante oito meses mais de 20 pequenos produtores rurais, basicamente de assentamentos na região de Araraquara, participaram de um programa de capacitação, possível de criar novos empreendedores no setor de hortifrutigranjeiros. A concentração destes feirantes se dá na Praça do Coreto, em Américo, onde comercializam aos sábados os seus produtos.

Agora, Sindicato Rural de Araraquara e o Senar através da sua coordenadoria regional sediada em nossa cidade se preparam para a finalização do programa, certificando cada um dos participantes. “Uma espécie de diplomação, reconhecendo e valorizando cada produtor”, diz a instrutora do Senar, Ângela Barbieri Nigro.

A Feira do Produtor Rural é uma realização do Senar SP em parceria com os seus sindicatos rurais no interior de São Paulo com o objetivo de tornar pequenos produtores em empreendedores gerando renda com a mão-de-obra familiar e conscientizando a população rural sobre a sua permanência no campo.

Para implantar o programa, o Senar e o Sindicato Rural de Araraquara tiveram que contar com o apoio da Fundação Itesp para selecionar os participantes e com o Sebrae que orienta o feirante sobre a forma que deve administrar o negócio. É envolvida no mesmo curso a Prefeitura Municipal, por conta da Vigilância Sanitária, além do município disponibilizar sua estrutura de logística.

Em Américo Brasiliense a feira da Praça do Coreto funciona aos sábados; no dia 13 os participantes do curso, instrutores e os membros da Comissão Gestora vão se reunir no Sítio 3 Ramos para avaliação dos resultados. A participação da Prefeitura, além de proporcionar elogios ao trabalho realizado pelo prefeito Dirceu Pano também demonstrou a sua preocupação em oferecer alternativas de venda e consumo, gerando economia e possibilitando a valorização do produtor rural na sua região.