Home Geral

Após incêndio no RJ, museus abrem as portas para refletir história e ciência

70
MUSEU02

Evento, que ocorre nos dias 9 e 10, visa mostrar apresentar à população as histórias que existem dentro de um Museu

MUSEU02Programação especial para oito cidades do Brasil quer levar conhecimento para as pessoas

Oito museus do Brasil, incluindo os da cidade de Araraquara e São Carlos (as únicas no Estado de São Paulo) participam neste final de semana do evento “Um Brinde ao Museu” por conta da celebração do Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento. Com o tema “Ciência, um direito humano”, o evento convida as pessoas a refletirem sobre a recente tragédia do Museu Nacional no Rio de Janeiro e a importância de preservar a nossa história.

“O evento é um brinde aos museus que existem e aqueles que existirão na nossa memória para sempre”, afirma Marcelo Adorna Fernandes, professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e um dos organizadores da celebração.

Também vão participar do evento as cidades de Marabá (PA), Curitiba (PR), Campó Grande (MS), Campos dos Goytacazes(RJ), Belo Horizonte e Diamantina (MG). “Esta é uma oportunidade de mostrar ao público que o conhecimento científico é importante para o desenvolvimento do indivíduo e do coletivo, além de ser uma ótima chance de refletir sobre os direitos humanos e como podemos nos beneficiar da ciência. É uma excelente oportunidade para os voluntários do projeto mostrarem que os Museus podem – e devem – ser explorados pela população”, destacou Fernandes.

O evento contará com visitas guiadas, lançamentos de livros, bate-papos e muitas outras atividades. Para saber a programação de Araraquara, CLIQUE AQUI.