Home Agronegócio

Sindicato Rural e Senar promovem curso sobre podas em árvores frutíferas

Fazer uma poda parece não ser tão simples assim, daí a importância de cursos com profissionais qualificados. Este programa foi realizado em Nova Europa.

57
Alunos acompanhando as aulas teóricas

Dando continuidade aos trabalhos de capacitação profissional, trabalhadores da Prefeitura Municipal de Nova Europa e outros interessados em entrar no mercado de trabalho, participaram do curso de capacitação sobre podas, iniciativa do Sindicato Rural de Araraquara, SENAR e Sebrae.

Nos dias 07 e 08 de outubro 12 alunos realizaram o curso e o ensino disponibilizado aprendendo na prática a poda de diversas árvores, a maioria frutíferas afim de otimizar a produtividade e aproveitamento comercial dos frutos, que são comercializados nas feiras de Nova Europa.

O instrutor Ricardo Marinheiro conduziu a atividade, possibilitando na prática a poda de diversas frutíferas, para atender o interesse dos participantes. Para ele, não há uma regra única para a sua realização, mas é importante ter bom senso e conhecimento, tanto do tipo de poda que se pretende fazer, quanto do hábito de frutificação de cada espécie.

Segundo ele,a poda de plantas frutíferas é uma prática que visa eliminar os ramos indesejáveis – quebrados, doentes, secos e mal localizados – de forma racional, além de conduzir a planta a um formato desejado.

Aulas práticas em Nova Europa

Para o coordenador regional do Senar, João Henrique de Souza Freitas que acompanhou os trabalhos estas atividades são importantes, pois estimulam a diversificação da produção e o manejo adequado dos plantios. “Buscamos sempre enfatizar a importância que os agricultores possuem no contexto da produção de alimentos. Além disso, o instruor possui visão ampla do mercado regional o que vai além dos conhecimentos técnicos e amplia o horizonte dos produtores.

O coordenador entende que as capacitações são oportunidades que se criam para aproximar produtores com podadores que atuam em áreas afins, otimizando as orientações técnicas. No caso deste curso de podas observou-se o empenho e a dedicação dos alunos, mostrando realmente interesse em aprender ou então entrar num estágio maior de qualificação.

No encerramento do curso os alunos receberam seus certificados e já estão aptos em realizar profissionalmente essa atividade.