Home Agronegócio

Sindicato Rural e Senar promovem Torneio de Bocha em Américo

Modalidade esportiva nos últimos 30 anos ganha espaço e se torna numa atividade muito concorrida; em Américo torneio serviu para promover a interação entre os esportistas

34
João Henrique (coordenador regional do Senar), Eduardo Perez (instrutor do Senar) e Laudionor Elias Geraldo (Diretor de Esportes de Américo)

Uma das modalidades esportivas de maior aceitação em Américo Brasiliense, é o “jogo de bochas”, de característica eminentemente italiana, que segundo consta, já em 1500, o boccie era praticado na França, Itália, Espanha, Portugal, Inglaterra, tendo sofrido daquele tempo até hoje várias transformações e agora é visto como um esporte de considerável prestígio internacional.

A bocha tem em Américo, um grande incentivador: Laudionor Elias Geraldo (Lia) que é diretor de esportes no município e que sempre considerou essa modalidade como ação importante para promover a interação entre as pessoas: “A bocha ou boccie, é capaz de unir as pessoas e promover entre elas a amizade e o gosto pelo esporte coletivo”, diz ele sempre com muito entusiasmo.

Para Roger Nelson Steiger, no livro: “O emocionante espetacular esporte da bocha“, parece, entretanto, não haver dúvidas que o jogo de bocha é de origem italiana e de que seu surgimento se deu no tempo do Império Romano, quando era praticado com o nome de “boccie”, sendo durante a expansão do Império levado pelos exércitos de ocupação a todos os povos por eles dominados.

Mário e Pedrinho, os campeões do torneio

Esta prática foi trazida para a América pelos imigrantes italianos, primeiro para a Argentina e mais tarde para outros países. Os estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que receberam grandes concentrações de imigrantes vindos da Itália, foram responsáveis pelo início do esporte no Brasil, que posteriormente se espalhou por Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.

Este esporte vem sendo praticado em clubes, centros comunitários, empresas, sindicatos, paróquias, praças e praias; o Brasil se fez representar em diversos campeonatos Sul americanos, a partir de 1951.

Zambone e Xaraba, segundo lugar

Em Américo Brasiliense vários foram os atletas que tomaram parte do torneio organizado pelo Departamento de Esportes da Prefeitura Municipal e promovido pelo Sindicato Rural de Araraquara em parceria com o Senar SP, em junho. “Foi um final de semana muito agitado onde todos se divertiram muito”, comenta João Henrique, entusiasmado com o sucesso da iniciativa.

Eduardo Perez, instrutor do Senar, comentou que os participantes do torneio são pessoas tradicionais da cidade que buscam lazer nos esportes, num ambiente muito saudável entre amigos que se encontram em finais de semana. “Vimos a solidariedade dos jogadores incentivando cada lance com palmas e explicações das jogadas”, argumentou o instrutor, parabenizando ainda todos  pela participação.

A dupla campeã do torneio realizado em Américo foi formada por Mário e Pedrinho; vice, Zambone e Xaraba e em terceiro, Nelson e Lia. Parabéns aos participantes do torneio.

Nelson e Lia, terceiro lugar