Home Agronegócio

Sindicato Rural e Senar realizam curso de eletricista em Santa Lúcia

Cada vez mais o Sindicato Rural e o Senar estão integrados à vida da comunidade através da realização de cursos de capacitação e a inclusão de profissionais no mercado de trabalho. Novos eletricistas agora são formados, acessando o mercado de trabalho, graças a essa parceria.

425
Serrano ao lado dos formandos

No período de 2 a 5 de março o Sindicato Rural de Araraquara em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) realizou em Santa Lúcia o Curso de Eletricista – Instalações Elétricas (Baixa Tensão). O curso foi coordenado pelo instrutor Luís Carlos Serrano, do Senar-SP.

O curso, totalmente gratuito acaba de formar mais de uma dezena de alunos, que de agora em diante estão aptos a trabalhar com elétrica de baixa tensão dentro das normas vigentes e com segurança. Vale ressaltar que os alunos formados, receberam certificado válido para todo o território nacional.

Segundo o professor, houve muito comprometimento dos alunos em torno da matéria e este empenho tem um grande significado, pois se observa o interesse de cada um em ter acesso ao mercado de trabalho. “Ainda mais neste momento que vivemos, de pandemia, dificuldades econômicas aprender tem um significado importante na vida de cada um”, comentou Serrano de forma emocionada.

“A gente dá detalhes sobre os materiais adequados, a montagem padrão, qual tipo de cabo no relógio, disjuntor, até o quadro de distribuição. Entre outras coisas, fazemos também simulação do levantamento de carga, com a medição da potência de cada equipamento, como chuveiro, ar condicionado, iluminação, e depois a divisão em circuitos. Queremos capacitar esse pessoal para instalações corretas do início ao fim do processo”, explica.

Jovens agora têm acesso ao mercado de trabalho

Não é a primeira vez que o Senar e o Sindicato Rural levam um curso de capacitação até Santa Lúcia; há também grande interesse da Prefeitura do Município em formar profissionais que poderão atuar na própria cidade ou em municípios próximos. De acordo com o coordenador regional do Senar, engenheiro agrônomo João Henrique de Souza Freitas a parceria com Santa Lúcia tem sido altamente importante: “Estamos abrindo espaço para que, principalmente os jovens possam aprender a trabalhar neste campo que é rentável”.

Acompanhando o trabalho realizado por Serrano, o coordenador do Senar João Henrique, é bem claro: “Se tem uma coisa que temos certeza, é que tudo evolui, geralmente para melhor, trazendo benefícios como conforto e segurança, assim aconteceu no mundo da eletricidade. Novos padrões surgiram, novas ferramentas, novos aparelhos para otimizar a distribuição de energia. A nossa satisfação é dar esta oportunidade às pessoas”, completou.