Home Agronegócio

Trabalhadores da São Martinho se qualificam ainda mais com a NR 31.12

Durante três dias trabalhadores rurais tiveram um contacto mais profundo com normas regulamentadoras que definem a prática e a manutenção, além dos cuidados, que os operadores de máquinas devem ter no desempenho da sua função

98
Encerramento do curso marca momento de euforia para os participantes

O Sindicato Rural de Araraquara em parceria com o Senar SP realizou no período de 1 a 3 de julho na Usina São Martinho o curso Segurança em máquinas e implementos agrícolas com o objetivo de capacitar profissionais para o trabalho no campo. O programa foi dirigido pelo instrutor Clóvis Colete, do Senar.

De acordo com o instrutor, para quem trabalha no campo e opera com diversos tipos de máquinas é importante ter o conhecimento que existe em uma norma regulamentadora – a 31.12 – que é utilizada para exigir que regras sejam cumpridas visando desempenho, qualidade e segurança do trabalhador. Na verdade a norma regulamentadora se aplica a todas as máquinas, equipamentos e implementos agrícolas utilizados na propriedade.

Colete explicou que o curso realizado na Usina São Martinho compreendeu o acionamento, a operação, a parada e a manutenção, cujos propósitos garantem uma operação segura no uso dos equipamentos; a redução de ocorrência de acidentes; a preservação da saúde e a integridade física dos colaboradores, também reduzindo os gastos com acidentes e incidentes e a preservação do meio ambiente. Para ele, o importante é trabalhar com segurança, razão de se estar atento as explicações e as normas a serem praticadas.

O instrutor explicou aos participantes do curso que a manutenção do trator agrícola faz parte de um conjunto de operações realizadas, visando a conservação da máquina de forma a mantê-lo em condições de uso. “Quando realizada no período certo e de forma correta, a manutenção garante um melhor aproveitamento da máquina e maximiza sua vida útil, resultando em operações com qualidade e menor custo operacional”, justificou.

Os alunos participaram de aulas teóricas e práticas acompanhando com muita atenção todas as explicações, sendo que uma delas está diretamente relacionada ao uso constante do manual de instruções: “O período de manutenção preventiva de máquinas e implementos pode variar de marca para marca, portanto o manual do operador deve estar sempre à mão”, completou.

Tendo um conhecimento mais abrangente sobre a NR 31.12 os participantes deste curso se sentiram agradecidos pela maneira segura com que Clóvis Colete os instruiu e entendem que além do aprendizado o importante é a solidificação da carreira: “O que aprendemos nos dá condições de buscarmos a nossa ascensão profissional junto à empresa que nos oferece um posto de trabalho”, assegurou.

Uma das etapas das aulas teóricas