Início Cidade

A doação da Embraer para quartos hospitalares de pacientes com Covid-19

Sistema, que será instalado na Santa Casa, modifica a pressão do quarto e retira o ar contaminado por meio de um exaustor, prevenindo a propagação do coronavírus no ambiente hospitalar

79
A Embraer está doando 50 sistemas como esse para hospitais públicos das cidades de Araraquara, Botucatu e São José dos Campos

A Prefeitura e a Santa Casa de Araraquara receberam nesta quarta-feira (8) a doação de equipamentos enviados pela Embraer para fortalecer a Saúde do município. São 15 sistemas portáteis para leitos hospitalares e que foram entregues na Santa Casa, que é o hospital SUS de Araraquara.

Esses equipamentos evitam a propagação do novo coronavírus entre os leitos de um hospital por meio de pressurização negativa: a pressão do ar do quarto é controlada abaixo dos demais ambientes do hospital, enquanto um exaustor direciona o ar contaminado para um filtro de alta eficiência antes de ser expelido para um ambiente externo.

A solução inovadora auxilia a prevenir a propagação do vírus da Covid-19 no ambiente hospitalar e reduz a possibilidade de contágio dos profissionais de saúde que mantêm contato com pacientes nesses ambientes e de outras pessoas em circulação pelo local. Esse sistema já vem sendo utilizado dentro do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

Ao todo, a Embraer está doando 50 sistemas como esse para hospitais públicos das cidades de Araraquara, Botucatu e São José dos Campos, de acordo com a avaliação por demanda de cada município. Além dos sistemas recebidos por Araraquara, dez foram para o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB-Unesp) e 25 unidades foram para o Hospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence, de São José dos Campos.

No caso de Araraquara, toda a doação foi equivalente a R$ 215.447,01, sendo R$ 14.363,13 para cada um dos 15 equipamentos entregues.

“Todos os meus agradecimentos à direção da Embraer por essa doação que vai ser importante para que a gente melhore ainda mais a estrutura da Santa Casa. É a Santa Casa se fortalecendo no combate ao coronavírus. Esses exaustores estão vindo para o local correto, já que a Santa Casa é o grande hospital SUS de Araraquara”, afirmou o prefeito Edinho.

“É uma doação extremamente importante. Estamos em um momento de muito cuidado em relação à transmissão da Covid-19, e esse é um equipamento que deixa o ambiente isento do vírus. É uma doação da Embraer ao município, que escolheu a Santa Casa. Será o primeiro hospital SUS do município a ter esse sistema”, disse a secretária municipal de Saúde, Eliana Honain.

O diretor técnico da Santa Casa de Araraquara, André Peluso Nogueira, afirma que a doação da Embraer não só auxilia no combate à Covid-19, mas também ficará como legado para a futura ampliação das UTIs do hospital. “É um sistema que filtra e tem ação de limpeza do ar. Isso significa melhoria e mais segurança no atendimento dos pacientes SUS de Araraquara”, destaca.

O ato de entrega dos equipamentos também foi acompanhado por coordenadores e gestores da Secretaria Municipal de Saúde e integrantes da diretoria da Santa Casa de Araraquara.

PARCERIAS

Em maio, a Embraer e a Unesp já tinham firmado uma parceria para viabilizar o processamento de 40 mil testes de diagnóstico da Covid-19 nas regiões de Araraquara (Gavião Peixoto), São José dos Campos e Botucatu, como forma de apoio às comunidades onde a Embraer está presente.

Fundada em 1969, a Embraer é a terceira maior fabricante de jatos comerciais do mundo e líder absoluta no segmento de até 130 assentos. Desde 2001, a empresa possui uma fábrica em Gavião Peixoto.