Início Cidade

Academia é interditada por descumprir decreto municipal

Estabelecimento foi fechado e multado pela Prefeitura por descumprimento das regras de segurança

153

Uma academia localizada na Vila Suconasa foi fechada e multada nessa segunda-feira (20) pela Prefeitura após descumprir as normas de segurança estabelecidas no decreto municipal que prevê medidas de contenção do coronavírus.

O local pagará multa de R$ 5.768 e poderá ser reaberto em uma semana, caso cumpra os protocolos sanitários.

O estabelecimento foi fechado por permitir a aglomeração de pessoas em uma das aulas e por não ter apresentado ao Comitê de Contingência do Coronavírus proposta de protocolo sanitário de higienização e distanciamento de alunos para as atividades a serem desenvolvidas, conforme determina decreto municipal.

O local já havia sido orientado anteriormente sobre o respeito às normas de segurança como forma de conter a disseminação da Covid-19.

O atendimento presencial ao público por parte das academias é balizado por inúmeras regras que visam a evitar o contágio do coronavírus e a proteger a saúde dos cidadãos. Além disso, os estabelecimentos têm sido constantemente fiscalizados pela Prefeitura.

Regras

De acordo com o decreto municipal, as academias podem funcionar desde que mantenham as portas cerradas e realizem atendimento presencial de no máximo um aluno a cada quatro metros quadrados, com disponibilização de álcool em gel a 70% em todas as áreas do estabelecimento. Alunos com mais de 60 anos ou do grupo de risco não podem ser atendidos.

Além disso, alunos e profissionais devem usar máscaras, os equipamentos e o entorno precisam ser higienizados com água sanitária ou álcool em gel a 70% a cada utilização e o local deve ser fechado uma a duas vezes por dia por ao menos 30 minutos para limpeza geral e desinfecção dos ambientes.

O descumprimento do decreto pode ser denunciado para a Ouvidoria Geral do Município (Disque 156), Guarda Civil Municipal (Disque 153) ou Procon (no telefone 3301-3131 ou pelo WhatsApp 99701-0120).