Home Cidade

Aeroporto de Araraquara passa a receber vôos comerciais a partir desta terça (17)

O Bartholomeu de Gusmão recebeu obras de adequação e revitalização com o objetivo de ampliar a malha aérea e impulsionar o desenvolvimento regional

428

O Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (DAESP), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Logística e Transportes, dá sequência ao projeto de ampliação da malha aérea regional do interior paulista com os novos vôos comerciais no aeroporto Bartholomeu de Gusmão, em Araraquara, a partir desta terça-feira (17). A operação será comandada pela empresa Azul Linhas Aéreas que terá voos para Campinas – onde os passageiros terão opções de ir para outros destinos.

A operação acontece após o incentivo do Governo Paulista com o programa “São Paulo Para Todos”, que reduziu a alíquota do ICMS sobre o querosene de aviação de 25% para 12%. “A iniciativa veio para estimular o crescimento no número de voos entre os municípios, criando conexões e facilitando o desenvolvimento regional”, afirmou o secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto.

Além disso, para possibilitar o início das operações, o DAESP investiu e realizou as obras necessárias para a adequação do aeroporto a fim de melhorar, ainda mais, a infraestrutura, e dar mais conforto e segurança para os passageiros. Sendo assim, foram feitas as obras de revitalização do sistema de segurança e do terminal, recuperação de equipamentos, climatização e pintura de sinalização da pista.

Desestatização

O diretor superintendente do DAESP, Antônio Claret de Oliveira, ressalta os esforços da atual gestão para potencializar a malha aérea do Estado de São Paulo. “Iniciamos um trabalho para ampliar capacidade dos aeroportos paulistas e atrair novos voos regionais. Estamos hoje com obras em andamento em nove aeroportos e esses investimentos irão crescer ainda mais com o plano de desestatização do Governo Estadual. O aeroporto de Araraquara faz parte desse pacote e queremos concluir todo esse processo de desestatização dos aeroportos estaduais até primeiro trimestre de 2020”.

O plano de desestatização está sendo conduzido pelo DAESP com assessoria da IOS Partners – consultoria internacional contratada para realizar os estudos que vão definir o modelo mais eficiente de gestão e funcionamento. A previsão é que os estudos sejam finalizados em breve.