Home Cidade

Além de morte suspeita, há 42 casos confirmados de coronavírus em Araraquara nesta sexta

Em seu boletim de atuação o Comitê de Contingência destaca que só hoje três casos foram confirmados; além disso aparece idosa com 77 anos que entra nesta sexta-feira (17)  entre os óbitos suspeitos

171
Autoridades da Saúde recomendam o uso da máscara

Araraquara registra nesta sexta-feira, dia 17 de abril, 114 casos notificados como suspeitos. Desses, 42 foram confirmados, 54 descartados e 18 aguardam resultado de exame.

O boletim explica que – dos 114 casos notificados, 75 pessoas foram internadas. Dessas, 48 já receberam alta e 18 permanecem internadas.  Em relação aos 3 novos casos confirmados nesta sexta-feira, eles se referem a pacientes que têm 33, 41 e 54 anos, que se encontram em estado geral bom, respondendo bem ao tratamento, em casa. Um deles é profissional da área da saúde. Os outros dois passaram por atendimento na UPA.

Nesta sexta-feira, uma idosa de 77 anos, com comorbidades, veio a óbito e o caso está sendo investigado. Dessa forma, em Araraquara, até o momento, foram confirmados 2 óbitos por Coronavírus e 2 casos aguardam resultados de exames.

Todos os suspeitos, confirmados e comunicantes são monitorados pela Secretaria da Saúde para que cumpram corretamente a quarentena.

BOLETIM DESTA SEXTA (17)

NOVA AVALIAÇÃO

O Comitê de Contingência do Coronavírus, instituído pela Prefeitura de Araraquara, esteve reunido nesta sexta-feira (17) para avaliação e novas deliberação de ações com vistas a combater a transmissão do Covid-19.

O Comitê recomenda o uso de máscaras por qualquer pessoa que estiver fora de casa, de preferência máscaras caseiras, para deixar os equipamentos de proteção específicos para os profissionais da saúde que estão lutando contra a covid-19 nos hospitais e unidades de saúde.

A recomendação é que até pessoas sem sintomas usem máscaras ao sair de suas casas, para ir ao mercado ou à farmácia. Isso porque estudos mostram que um grande número de infecções acontece a partir de pessoas assintomáticas, que poderiam jogar no ar gotículas contaminadas ao falar, por exemplo.

A máscara, portanto, funciona como uma barreira física para essas partículas maiores, reduzindo o risco de contaminação do coronavírus. As máscaras caseiras são reaproveitáveis, mas precisam ser higienizadas e limpas com frequência.