Home Cidade

Alunos de 13 escolas públicas de Araraquara participaram do Parlamento Jovem 2024 em maio

O programa de formação política para a cidadania da Escola do Legislativo (EL) da Câmara levou estudantes do 9º ano ao prédio da Casa de Leis

5
Grupo de alunos do Léa de Freitas Monteiro

Os encontros do Parlamento Jovem (PJ) 2024 “Conhecendo o Legislativo” estão a todo vapor. Somente no mês de maio deste ano, 13 escolas públicas de Araraquara participaram do programa de formação política para a cidadania da Escola do Legislativo (EL) da Câmara. Diferentemente de anos anteriores, a primeira etapa dessa edição do PJ, a 10ª, tem como novidade a visita dos alunos à sede do Legislativo Municipal.

“Antes de vir aqui, eu tinha um pensamento muito fechado sobre o trabalho realizado pelos vereadores. Agora eu aprendi que eles elaboram projetos de lei. Vendo a fachada do prédio do lado de fora, não imaginei que a estrutura interna fosse modernizada”, contou Raul Vivaldi, aluno do 9º ano na Emef Caic “Eng. Ricardo Caramuru de Castro Monteiro”, no Vale do Sol.

Para o professor de Geografia João Reginaldo Inácio, que dá aulas para turmas do 9º ano do Caic, o Parlamento Jovem é uma experiência prática e diferente, única na vida dos estudantes. “Aprender como funciona a Câmara Municipal, o que faz o Legislativo Municipal e quais as funções desempenham os vereadores aqui, no Plenário, e conhecendo toda a estrutura física do prédio. São aprendizados importantes que reforçam o conteúdo de educação política”, reitera o professor.

A décima edição do PJ conta com a participação de 35 escolas. Para a etapa final, 18 escolas serão sorteadas e os estudantes participarão de uma Sessão Oficial da Câmara Municipal, quando poderão ser vereadores jovens por um dia, apresentando e votando propostas para melhorar a cidade e a sociedade local. A data prevista para a sessão é 31 de outubro.

ESCOLAS QUE VISITARAM A CÂMARA EM MAIO

Escola Estadual (EE) “Profº Urias Braga Costa”, Núcleo de Educação de Jovens e Adultos “Irmã Edith”, EE “Profª Letícia G. B de C. Lopes”, Escola Municipal de Educação Fundamental (Emef) do Campo “Eugênio Trovatti”, Emef “Maria de Lourdes da Silva Prado”, EE “Profª Angelina Lia Rolfsen”, EE “Vereador Carlos Roberto Marques”, Emef “Gilda Rocha de Mello e Souza”, EE “Léa de Freitas Monteiro”, Emef “Ruth Villaça Correia Leite Cardoso”, Emef Caic “Eng. Ricardo Caramuru de Castro Monteiro”, Emef do Campo “Prof. Hermínio Pagotto” e Emef “Prof.º Henrique Scabello”.

PARLAMENTO JOVEM

O Parlamento Jovem é um projeto da Câmara Municipal de Araraquara, instituído em 2001, cujo principal objetivo é oferecer formação política aos jovens do 9º ano do Ensino Fundamental. O PJ possibilita aos estudantes a vivência do processo democrático, com caráter educativo, além de conhecimento sobre as funções e o cotidiano do Poder Legislativo de uma maneira institucional e apartidária.

O PARLAMENTO JOVEM EM ARARAQUARA